Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis promove Primeira Feira dos Jovens Empreendedores
11/11/2011 16h25

Lençóis promove Primeira Feira dos Jovens Empreendedores

A Prefeitura de Lençóis Paulista implantou neste ano a disciplina Empreendedorismo na grade curricular dos alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, por meio de uma parceria entre a Diretoria Municipal de Educação, o DDGER (Diretoria de Desenvolvimento de Geração de Emprego e Renda) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Os resultados dos trabalhos dos aproximadamente 1300 alunos envolvidos poderá ser conferido na “Primeira Feira dos Jovens Empreendedores”, de 17 a 18 de novembro, na ETEC Cidade do Livro.

Na última quarta-feira, a prefeita Izabel Cristina Campanari Lorenzetti, acompanhada dos diretores de Educação, Luiz Eduardo Conti, e Desenvolvimento, Altair Toniolo, se reuniu com professores que ministram a disciplina para discutir os resultados deste ano do Programa “Jovens Empreendedores Primeiros Passos”.

A prefeita aponta que os frutos imediatos do projeto são vistos na sala de aula com comportamentos como cooperação e respeito ao trabalho do outro. “Agora, se pensarmos no objetivo maior, na formação de empreendedores, é algo para adiante. O programa nos enche de esperanças quanto ao futuro desses jovens”, acrescenta.

“Essa garotada que tem essa carga de conhecimento sobre empreendedorismo agora será no futuro os administradores públicos, funcionários das principais empresas e empresários da cidade. Ou seja, essa iniciativa contribuirá muito para o desenvolvimento da cidade”, complementa o diretor de Desenvolvimento.

Produtos

Durante a feira, os alunos vão apresentar trabalhos enfocados nos quatro eixos desenvolvidos: Ecopapelaria (6º ano), Artesanato Sustentável (7º ano), Empreendedorismo Social (8º ano), e Grandes Ideias, Novos Negócios (9º ano).

Serão muitos produtos feitos com materiais recicláveis, como porta-retratos, pastas, porta-treco, porta-joias, enfeites de cabelo, bijuterias, quadros, bancos confeccionados com garrafas PET, além de soluções relacionadas à geração de emprego e propostas de trabalhos sociais.

Professores aprovam

Os professores que atuam no programa neste ano aprovam a iniciativa. “O trabalho foi desafiador e eu também aprendi muito com a minha classe. É muito interessante ver o aluno transformar o conhecimento num produto fabricado”, disse Hugo Leandro do Nascimento, da EMEF Guiomar Fortunata Coneglian Borcat, no Jardim Caju.

A professora Selma Regina de Oliveira, da EMEF Lina Bosi Canova, no Jardim Ubirama, aponta que aos poucos os comportamentos empreendedores estão fazendo parte da rotina dos alunos. “São valores pessoais como persistência e autoconfiança, que estão ajudando no dia a dia na escola e que os alunos vão levar para o resto da vida”, destaca. “No eixo de Empreendedorismo Social, em muitos momentos eles questionaram: “será que eu consigo fazer a diferença?” Mas aos poucos viram que isso é possível numa interação com os idosos no asilo ou na APAE, ou numa tarde de brincadeiras com as crianças da Vila da Prata, desenvolvendo o Projeto “Amigos da Alegria”, o qual eles querem continuar”, completa.

* Na foto, a prefeita Bel Lorenzetti junto a envolvidos no Programa, durante reunião que discutiu os resultados das ações deste ano