Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente promove ações para prevenção de queimadas urbanas
24/06/2022 09h38

Meio Ambiente promove ações para prevenção de queimadas urbanas

Prevenção é feita através da educação ambiental

Com a chegada do inverno, estação marcada por baixas temperaturas e estiagem ou escassez de chuvas, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) dá início às ações de educação ambiental junto às escolas e comunidade, com foco em prevenção de queimadas urbanas, conforme premissa da diretiva "Qualidade do Ar" do Programa Município Verde Azul.

As ações, realizadas a partir de junho, abrangem três modalidades específicas. A primeira é a realização de palestras com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Num primeiro momento os encontros vão acontecer nas UBS do Jardim Caju e Cecap, com o objetivo de que estes profissionais divulguem as informações durante as visitas de rotna.

A segunda modalidade envolve a educação ambiental formal, ou seja, com o público escolar, inicialmente também com os alunos da EMEF "Idalina Canova de Barros" ,no Jardim Nova Lençóis, que participaram de palestra e também entrevistaram o palestrante Helton Damacena, para uma matéria do TV Idalina, com supervisão do coordenador cultural, Nilceu Bernardo que coordena o projeto junto à escola.

Já a terceira modalidade envolve a instalação de placas informativas em bairros ou regiões com maior incidência de queimadas, como medida de orientação aos munícipes. As palestras ocorrem de maneira contínua em escolas e unidades de saúde.

As queimadas urbanas são aquelas que ocorrem especificamente dentro do perímetro urbano, em quintais ou terrenos, por exemplo, e causam efeitos negativos para o meio ambiente e qualidade do ar, bem como para a saúde da população.

Quem provoca incêndios está sujeito à penalidades da Lei Municipal nº2911/2001 e Decreto 314/2014 - Art. 8º, que trata sobre as queimadas urbanas e poluição atmosférica. Para qualquer ocorrência, basta acionar a fiscalização municipal pelo telefone (14) 99819.4934, com serviço de WhatsApp para envio de fotos e informações ou então pelo 193 do Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil, para ocorrência de maiores proporções. Colaborem para a prevenção das queimadas!