Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Comitê de Enfrentamento à Covid 19 recomenda o uso de máscaras em locais fechados
23/06/2022 17h45

Comitê de Enfrentamento à Covid-19 recomenda o uso de máscaras em locais fechados

Em virtude do aumento no número de casos de Covid-19 e do número de internações em decorrência da doença, principalmente nas quatro últimas semanas, o Comitê Gestor de Enfrentamento à Covid-19 voltou a recomendar o uso de máscaras de proteção em locais fechados, não sendo obrigatório. A deliberação ocorreu em reunião nesta quarta-feira, 22.

“Todas as decisões relativas à pandemia foram tomadas pela municipalidade com o aval do Comitê Gestor, que é formado por pessoas com experiência na área de saúde, e seguimos dessa forma. Diante disso, acatamos a recomendação para o uso de máscara em locais fechados”, avaliou o prefeito em exercício, Manoel dos Santos Silva, o Manezinho.

“Nós temos observado um aumento no número de casos ativos de Covid-19, principalmente nas últimas semanas, inclusive com internações, e diante disso Comitê, numa decisão conjunta, optou por recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados, especialmente em locais com pouca ventilação. Reforçando que trata-se de uma sugestão para conter a propagação do vírus, e não uma obrigatoriedade”, resumiu o presidente do Comitê Gestor, Norberto Pompermayer.

“Apelamos também para o bom senso da população para utilizar a máscara enquanto estiver com sintomas gripais, como coriza, tosse, espirrando. Tem sido comum as pessoas procurarem a unidade de saúde sem a máscara, onde o uso ainda é obrigatório. Também é fundamental que a população mantenha a vacinação em dia, para que não tenhamos casos graves de Covid-19”, completou o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

O uso de máscara, mesmo em locais fechados, deixou de ser obrigatório, mas o item continua sendo exigido no transporte público e estabelecimentos de saúde (ESFs, UBSs, clínicas, hospitais), conforme o decreto municipal nº 186, de 17 de março de 2022.

Para pessoas que estão com sintomas gripais (espirrando, tossindo, com coriza) também é recomendável a utilização da máscara o tempo todo, a fim de evitar a contaminação de outras pessoas com o vírus que está causando esses sintomas, principalmente se for a COVID-19.

O decreto pode ser consultado na íntegra aqui: https://bit.ly/3ucS42J