Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Cerimônia marca 75 anos de fundação da Escola Eliza Pereira de Barros
01/06/2022 08h23

Cerimônia marca 75 anos de fundação da Escola Eliza Pereira de Barros

Uma grande festa comemorou os 75 anos da escola

Uma das mais tradicionais escolas de Lençóis Paulista está em festa. Criada em 3 de maio de 1947, a Escola Eliza Pereira de Barros foi a primeira unidade do município a atender a Educação Infantil, com a denominação de “Educandário Coração de Maria”, Jardim da Infância e Escola Doméstica.

Uma cerimônia marcou no dia 28, as celebrações pelos 75 anos da escola e contou com a presença do prefeito Anderson Prado, do secretário de Educação, Railson Rodrigues, de Suprimentos e Licitação, Luiz Fernando de Campos, do diretor do SAAE, André Paccola Sasso, da vice-diretora Giovana Boaventura Reis, da supervisora da Secretaria de Educação, Sabrina Amoedo dos Santos, além de pais, alunos e equipe da escola.

Sob a orientação dos professores, uma série de atividades foi desenvolvida envolvendo os alunos da escola, como montagem de painéis com fotos apresentando os registros históricos da escola, poemas, músicas, paródia, acróstico e o lapbook. Durante a cerimônia, os alunos apresentaram o resultado do trabalho desenvolvido. Uma cápsula do tempo enterrada em 2017, também foi desenterrada no dia 28.

“É importante que as datas comemorativas sejam lembradas e no caso do Eliza, temos a segunda escola mais antiga de Lençóis Paulista. Levar as famílias, os pais, avós é extremamente importante na medida em que os familiares, ao participarem das celebrações, das atividades, projetos e ações da escola, estão contribuindo para a educação de seus filhos”, destacou o secretário de Educação Railson Rodrigues.

“Acabamos de comemorar 164 anos de Lençóis Paulista, essa escola existe desde quando Lençóis tinha 89 anos…. Imaginem as histórias que são guardadas aqui, imaginam as histórias que aqui podem ser reveladas pelas famílias lençoenses. Sou muito feliz de estar aqui hoje comemorando 75 anos dessa que é uma das mais importantes casas da esperança de Lençóis Paulista, que também chamo de escola. Quero agradecer aos pais por confiarem a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, o bem mais preciso que nós temos em casa, que são as nossas crianças. Quero encerrar minhas dizendo reafirmando o compromisso com a Educaçã. Parabéns Eliza, parabéns 75 anos, um beijo no coração, que Deus proteja e abençoe sempre e um feliz e abençoado final de semana”, pontuou o prefeito Anderson Prado em seu pronunciamento.

Histórico

Criada em 3 de maio de 1947, foi a primeira unidade do município a atender a Educação Infantil, com o nome de “Educandário Coração de Maria”, Jardim da Infância e Escola Doméstica, onde o terço era rezado todos os dias após as aulas regulares, cuja direção era das Irmãs Franciscanas Missionárias do Egito. Não havia classe mista, os meninos estudavam em um período e as meninas em outro, pois havia apenas uma sala e um banheiro, o pátio era de terra e na cozinha, o leite era preparado com café que vinha da fazenda.

Em 1948, o prefeito Geraldo Pereira de Barros, fez uma reforma completa da escola, com ampliação de salas e piso de concreto no pátio. Na entrega das obras homenageou sua mãe, dando a escola o nome de Escola Municipal Infantil “Dona Eliza Pereira de Barros”.

Através do Decreto Executivo 168 de 21 de março de 1968, o prefeito Paulo Zillo ampliou novamente a unidade com a criação de uma classe pré-primária onde atuou interinamente a professora Jeanice Terezinha Moretto, designada através do Decreto Executivo 169 do mesmo ano.

Em 1972, o então prefeito Antônio Lorenzetti Filho através do Decreto Executivo 8, transfere para a E.M.I. “Dona Eliza Pereira de Barros” as classes primárias da Escola Mista da Fazenda Pedreira Fartura e da Escola Mista da Fazenda Turvinho.

Com o aumento da demanda por vagas na região central da cidade, e com a capacidade de atendimento totalmente preenchida por parte da E.M.E.F. “Esperança de Oliveira”, no ano de 2000, o então prefeito José Prado de Lima através do Decreto Executivo 63, cria a E.M.E.I.F. “Eliza Pereira de Barros” que passa a atender também o Ensino Fundamental I.

Em março de 2012, através da Lei Municipal 4.315 a unidade sofre nova alteração, que permanece até os dias de hoje, passando a atender somente o Ensino Fundamental I, com a denominação de E.M.E.F. “Eliza Pereira de Barros”.

A escola conta 43 funcionários, entre gestão, professores, apoio administrativo e limpeza e 330 alunos em dois turnos. Atualmente, a equipe gestora é composta por Giovana Boaventura Reis e Karla Danielle Moraes Meiback.

Patronesse

Nascida em Botucatu, aos 04 de junho de 1881, Elisa Pereira da Fonseca era filha de José Pereira Pinto de Eva Modesta da Fonseca. Casou-se aos 18 anos com Antonio Emygdio de Barros no dia 26 de dezembro de 1899, em Piracicaba, São Paulo, com o qual teve 6 filhos: Adhemar Pereira de Barros, Governador de São Paulo entre os anos 1947 e 1951 e 1963 e 1966, prefeito de São Paulo entre os anos 1957 e 1961; Geraldo Pereira de Barros, prefeito de Lençóis Paulista entre 1948 e 1951, Osvaldo Pereira de Barros, que também foi Prefeito e patrono do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, Antonio Emydgio de Barros Filho, Maria José Pereira de Barros e Reynaldo Pereira de Barros.