Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente promove ações educativas pela Biodiversidade
31/05/2022 16h34

Meio Ambiente promove ações educativas pela Biodiversidade

Ações envolveram crianças da EMEI Maria Cordeiro Fernandes Orsi

Durante o mês de maio, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) promoveu ações educativas com as crianças que visitam o Centro de Educação Ambiental do Parque do Povo. A iniciativa remete ao Dia Internacional da Biodiversidade, comemorado em 22 de maio.

As ações realizadas têm foco na educação ambiental para "Importância da salvaguarda da biodiversidade", ligadas a Diretiva Biodiversidade do Programa Município Verde Azul.

No mês de maio o projeto envolveu as crianças da EMEI "Maria Cordeiro Fernandes Orsi", que participam da apresentação do acervo fotográfico de pássaros e borboletas da fotógrafa Isabela Andretto, da Cooprelp, e das atividades que envolvem a estrutura e contexto do local sobre fauna e flora regional. Os pequenos ainda aprendem sobre os cuidados com o lixo gerado e disposição adequada nos contentores do Programa Coleta Certa. Na sequência, com uso de binóculos, passeiam dentro do bosque de árvores nativas na margem do Lago da Prata, para observar as espécies de pássaraos. As visitas ocorrem sempre às quintas-feiras. A ação terá continuidade até primeira quinzena de outubro, com outros temas em foco e envolvimento de alunos de outras escolas de educação infantil.

Lençóis Paulista fica localizado numa área de transição entre os biomas da Mata Atlântica e Cerrado. Isso se traduz numa variedade de espécies de animais, aves e até mesmo plantas.

Quem encontrar animais silvestres em situação de risco, pode acionar a equipe do Corpo de Bombeiros pelo número 193. Nesses casos, é realizada a soltura em habitat natural ou encaminhamento para centros especializados. Também é importante tomar cuidado para o evitar atropelamentos em rodovias.

O Dia Internacional da Biodiversidade foi criado pela (ONU) Organização das Nações Unidas com objetivo de conscientizar a população mundial sobre a importância da diversidade biológica, além da necessidade da proteção das várias formas de vida em todos os ecossistemas, e manter o equilíbrio em todo o planeta Terra.