Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Consumo de tabaco é ameaça à saúde
31/05/2022 08h38

Consumo de tabaco é ameaça à saúde

Nesta terça-feira 31 é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco. Em Lençóis Paulista, o Conselho Municipal sobre Drogas (COMAD) têm realizado ações contra o consumo da substância, principalmente através do narguilé, durante todo o ano. A iniciativa é apoiada pela Prefeitura de Lençóis, por meio da Secretaria de Saúde e tem o apoio do Ministério Público local. A utilização do narguilé, principalmente por jovens – muitos deles menores de idade – é uma preocupação do Comad.

O narguilé é uma espécie de cachimbo de água de origem oriental, utilizado para fumar tabaco flavorizado com diversos sabores. Essas essências não são consideradas drogas e seu consumo é liberado pelas legislações vigentes. Contudo, existe tabaco em sua composição e, consequentemente nicotina, substância que causa dependência química pela presença de substâncias psicoativas. Existem essências, melaços ou líquidas, sem nicotina, mas elas têm alta concentração de compostos cancerígenos.

De modo geral, o tabaco utilizado no narguilé possui duas a três vezes mais concentração de nicotina do que o cigarro tradicional, além de chegar a ter 25 vezes mais miligramas de alcatrão e 10 vezes mais miligramas de monóxido de carbono.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, no mundo. Estudos científicos publicados este ano mostram que os fumantes têm maior risco de desenvolver doença grave e morte por COVID-19 do que não-fumantes.