Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Comerciantes da região Central aderem ao Programa Vizinhança Solidária
24/05/2022 09h25

Comerciantes da região Central aderem ao Programa Vizinhança Solidária

O encontro aconteceu na manhã de sexta-feira, 20, no auditório da Sedecon

Após uma reunião entre a Prefeitura de Lençóis Paulista, Polícia Militar, Câmara de Lençóis Paulista, Acilpa e empresários com lojas na região da rua XV, 25 de Janeiro, Geraldo Pereira de Barros e transversais ficou definida a implantação do Programa Vizinhança Solidária.

O encontro aconteceu na manhã de sexta-feira, 20, no auditório da Sedecon. A reunião teve a presença do prefeito Anderson Prado, o secretário de Assistência Social, Ney Góes, o presidente da Associação Comercial e Industrial, Toni Anderson Diegoli, o vereador Renato Gois, o Papa, o comandante da 5ª Cia de Polícia Militar capitão Élcio Torres, e o soldado PM Heleno, responsável pela base de Alfredo Guedes, além de empresários. O projeto será encabeçado pela Acilpa, e desenvolvido com apoio da PM, Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores.

“Eu trabalhei a minha vida toda no comércio e conheço as necessidades, as dificuldades, o que aflige diariamente o comerciante. Enquanto vereador também atuei com a Polícia Militar sempre para melhorar a segurança. Então, eu peço a vocês que estimulem um programa que vai dar não apenas a sensação de segurança, mas a efetividade da segurança, e que já está presente em diversos bairros de Lençóis Paulista”, lembrou o prefeito Anderson Prado.

O Programa Vizinhança Solidária envolve um conjunto de medidas destinadas a conscientizar as pessoas de um bairro ou região sobre a importância e responsabilidade para sua segurança pessoal e coletiva. A primeira medida prática para a implantação do programa, conforme ficou definido na reunião, será a criação de um grupo de whats app com a inclusão de policiais e de comerciantes. Esse trabalho será realizado pela Acilpa, que possui a lista completa das lojas, bem como o contato dos empresários que estão nessa região. Eles serão convidados a aderir ao grupo por meio de uma lista de transmissão.

“Nós, vereadores, temos recebido também muitas reclamações de comerciantes. A Vizinhança Solidária é muito importante e funcional. O trabalho da PM nesse sentido tem dado resultados, pois dessa maneira, um cuida do outro, avisando através do grupo, sobre veículos ou pessoas suspeitas, avisando sobre possíveis furtos ou assaltos em andamento, além do apoio da Polícia Militar dentro do grupo. E toda forma de combate ao crime é válida e com a Vizinhança Solidária não é diferente”, resumiu Papa Gois.

O capitão Élcio Torres relatou aos comerciantes que o programa está presente em 10 bairros, incluindo o distrito de Alfredo Guedes, e vem sendo desenvolvido com sucesso, bem como sobre a importância de utilizar o grupo como uma ferramenta para disseminar informações que possam fortalecer a segurança. “Nesse primeiro momento orientamos muito bem como deve ser a formação desse grupo de whats app, para que sejam compartilhados apenas assuntos referentes à segurança e não se perca o foco. Este grupo não é para discutir assuntos de política ou religião. Este grupo é para comunicar movimentos suspeitos. É importante que vocês que estão presentes aqui na reunião hoje sejam multiplicadores do programa, apresentando e incentivando os demais empresários a participarem”, explicou.

Tanto o capitão Torres quanto o presidente da Acilpa ainda reforçaram junto aos comerciantes a necessidade de informar a polícia sobre as ocorrências de furto e roubo. “Como diretor da Acilpa e agora como presidente, presenciei vários exemplos de comerciantes que foram furtados e optaram por não dar queixa. Isso está errado. Nós temos que fazer o boletim de ocorrência, para termos estatísticas, para termos condições de cobrar por mais policiamento, mais reforço”, comentou Toni Anderson Diegoli.