Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Diversas ações marcam dia da Luta Antimanicomial
20/05/2022 08h25

Diversas ações marcam dia da Luta Antimanicomial

Ações vão desde café da manhã com pacientes até sessão de cinema para servidores

No dia 18 foi comemorado o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Atenção Básica, programou uma série de ações durante o mês de maio, com a finalidade de informar e conscientizar para a data. Em parceria com a Secretaria de Cultura, servidores de diversas áreas participaram de sessões de cinema com o filme “Nise – O Coração da Loucura”, nesta quarta-feira, no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti.

O Movimento da Reforma Psiquiátrica se iniciou no final da década de 70, em pleno processo de redemocratização do país, e em 1987 teve dois marcos importantes para a escolha do dia que simboliza essa luta, com o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em Bauru/SP, e a 1ª Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília.

Ao longo da história, a doença mental sempre foi tratada como tabu, com procedimentos baseados no isolamento e afastamento do paciente do convívio social, e métodos pouco ortodoxos, como lobotomia e eletrochoque, que foram mostrados no filme.

A iniciativa tem como objetivo mostrar que o sucesso do tratamento da doença mental, na maioria das vezes, está na terapia e no acompanhamento médico, buscando a reabilitação, e que todos podem divulgar essa mensagem e acolher melhor os pacientes.

“Quero agradecer a presença de todos que estão aqui hoje. São mais de 30 anos de Luta Antimanicomial, num movimento que surgiu aqui do lado, na cidade de Bauru. Nós temos que parar de pensar em isolar as pessoas que precisam de tratamento, como é mostrado no filme. Então estamos aqui para reforçar a mensagem de inclusão. É uma luta da Secretaria de Saúde, da Atenção Básica e uma luta pessoal. Nós precisamos agir em favor de quem mais precisa”, lembrou o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

INTERAÇÃO

O CAPS I recepcionou todos os pacientes atendidos no dia 18 com café da manhã e a unidade foi enfeitada com cartazes sobre a importância desta data.A médica psiquiatra Rebeca Jesumary também fez uma breve palestra, explicando a origem do 18 de maio como Dia da Luta Antimanicomial, como esse movimento refletiu e reflete nos protocolos de saúde mental atualmente e nos cuidados com os pacientes em sofrimento mental e dependência química.

VISITA AO GABINETE

Na terça-feira, o secretário de Saúde e a enfermeira Cristina Morroni Marques, também estiveram no Gabinete do prefeito Anderson Prado para a entrega de uma camiseta alusiva à data e também para apresentar as ações desenvolvidas para tratamento e reabilitação dos pacientes. A principal porta de entrada para esses casos é a Atenção Básica.

“Agradeço o presente e a consideração. Fiquei muito feliz em conhecer as atividades previstas para este ano. É um orgulho e um conforto sabermos que temos em nossa rede municipal profissionais tão comprometidos com o atendimento digno à nossa população. Especialmente neste momento, em que todos estamos tão fragilizados devido ao que enfrentamos e ao que sofremos na pandemia. A Luta Antimanicomial dever ser a luta de todos”, comentou o prefeito.