Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Saúde alerta para aumento nos casos de dengue
19/05/2022 14h43

Saúde alerta para aumento nos casos de dengue

Nos casos positivos de dengue, Vigilância Epidemiológica faz bloqueio e nebulização

Em 2022, já foram registrados 36 casos de dengue. Desse total, 6 são importados e 30 autóctones, ou seja, foram contraídos no próprio município. Os casos vêm sendo registrados desde o mês de março, em diversas regiões da cidade. A Secretaria de Saúde tem realizado medidas de controle desde as notificações, mas é necessário a participação da população para combater o Aedes aegypti, pernilongo que transmite a doença.

“Nós seguimos um protocolo rigoroso quando existe confirmação de casos, para bloqueio dos criadouros. Mas é importante que a população colabore. É importante se certificar que não existem locais com acúmulo de água, que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, lembrou o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro. Além da dengue, o Aedes aegypti é transmissor da zika e chikungunya.

A notificação de casos suspeitos de dengue é compulsória. Quando o paciente passa em consulta e apresenta sintomas, a unidade lança a suspeita no sistema de Prontuário Eletrônico. Este ano foram mais de 150 notificações. Os lançamentos são conferidos diariamente pelos profissionais da Atenção Básica, responsável pelo Controle de Vetores.

Quando existem casos suspeitos é traçado um raio de 150 metros da residência de onde veio a notificação, e os agentes comunitários de saúde realizam ações de orientação à população que mora nessa área, sobre a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A coleta de sangue do paciente para testagem ocorre no sétimo dia do início dos sintomas, conforme protocolo técnico. Em caso de diagnóstico positivo, é feita a nebulização, conforme orientação do Ministério da Saúde, com objetivo de matar os mosquitos adultos e frear a transmissão.

Cidade 10

A população também pode colaborar com a Secretaria de Saúde denunciando possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti pelo Cidade 10. Basta adicionar o número 3269 7010 no seu celular, tirar a foto do problema e mandar pelo WhatsApp para esse número, junto com o endereço ou a localização GPS, para que a Prefeitura possa checar.

FAÇA UM CHECKLIST CONTRA O AEDES AEGYPTI EM SUA CASA

- Aparadores de água de filtro

- Área de descarte de sacos de lixo

- Bandejas de ar condicionado/geladeiras