Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / LENÇÓIS PAULISTA FEITO À MÃO – POR RAQUEL CORREA
16/05/2022 16h29

LENÇÓIS PAULISTA FEITO À MÃO – POR RAQUEL CORREA

Raquel e seus produtos com inspiração no colorido da natureza

Para muitos artesãos, a inspiração para suas peças e produtos está na natureza. Raquel Correa transmite o colorido e energia das plantas em suas peças, no seu espaço Cio da Terra.

O primeiro contato com o artesanato aconteceu há uns 20 anos. Raquel conta que passou mais de dois anos viajando ao estilo mochilão pelo Nordeste e também por Minas Gerais. Os artesãos que conheceu pelo caminho a ensinaram a técnica do macramê e a confeccionar pulseiras.

Depois da experiência, voltou para Lençóis Paulista, se formou em Assistência Social, formou família e por muitos anos trabalhou como cuidadora de idosos. Até que veio a pandemia para ser um divisor de águas.

“Um pouco antes da pandemia, já estava desempregada. Então comecei a vender mudas de alecrim no Varejão Municipal. Só que as pessoas que vinham comprar as mudas, também começaram a pedir por vasos. Como as pessoas estavam passando mais tempo em casa, passaram a entender o quanto o lar é sagrado e começaram a investir para que fosse o mais harmônico e relaxante possível. Isso foi benéfico para mim, que tinha pouco dinheiro e muito tempo livre”, lembra. Então Raquel começou a produzir vasos de cimento com isopor, uma técnica bastante ecológica.

Logo que começou a produzir os vasos, foi orientada por uma amiga a se cadastrar junto à Secretaria de Turismo como artesã. Ela conta que sempre teve apoio da Setur e que sempre participa das ações promovidas, desde city tours até feiras. “É fundamental para nosso desenvolvimento”.

Raquel em pouco tempo começou a ampliar os produtos. No espaço Cio da Terra, que ela montou na garagem de casa, é possível encontrar desde produtos ecológicos, plantas ornamentais, até itens que envolvem as técnicas de pintura em cerâmica, macramê e lettering (placas decorativas com mensagens). A loja hoje é sua fonte de renda.

Hoje muitos dos clientes encontram os produtos nas plataformas digitais antes de irem até o espaço físico. O artesanato, mais que uma atividade, representou a realização profissional, com reflexos positivos no bem-estar pessoal.

“Eu sempre gostei do tocar, do sentir, do trabalho manual. Para mim foi um renascimento, uma nova possibilidade. O artesanato é minha resposta para o mundo. É o que desenvolvo com facilidade. É uma profissão que permite sonhar, fazer algo diferente. Tenho muitos planos e projetos para o futuro”.

O projeto “Lençóis Paulista Feito À Mão” é uma iniciativa da Secretaria de Turismo para mostrar a variedade, beleza e autenticidade do artesanato lençoense, bem como de sua importância econômica, cultural, socioambiental e histórica, e mostrar como é rico, variado e tradicional o artesanato de Lençóis Paulista.