Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Assistência Social dá início à “Operação Inverno Acolhedor 2022”
16/05/2022 11h59

Assistência Social dá início à “Operação Inverno Acolhedor 2022”

Pessoas em situação de rua podem pernoitar no Programa

Com a chegada de uma frente fria, o Serviço Especializado de Abordagem Social do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social da Secretaria de Assistência Social, dá início nesta terça-feira, 17, à “Operação Inverno Acolhedor 2022”. A iniciativa consiste na busca ativa dos moradores em situação de rua, que não estão inseridos ou que saíram do Programa Acolhe Mais “Mãe da Piedade”, para que retornem ao programa ou para que procurem o abrigo nos dias mais frios, onde terão espaço para pernoitar e receberão refeições.

“O atendimento humanizado aos moradores em situação de rua é compromisso da atual gestão e da Secretaria de Assistência Social. Com este intuito, a Equipe de Abordagem Social estará percorrendo toda a cidade, inclusive no período noturno, para a oferecer atendimento à população em situação de rua, por conta da queda das temperaturas, previstas a partir da madrugada de quarta-feira”, explica o secretário de Assistência Social, Ney Góes.

Além da busca ativa às pessoas que ainda se encontram em situação de rua, as equipes também vão ofertar agasalhos e cobertores, bem como fará as devidas orientações, buscando a reinserção familiar, e até a internação, em caso de dependentes de Substâncias Psicoativas – PSA.

Segundo dados do CREAS, existem hoje em Lençóis Paulista aproximadamente cerca de 30 pessoas em situação de rua. Estas pessoas estão devidamente identificadas pelo Serviço de Abordagem, mas recusam ingresso permanente no Programa Acolhe Mais e nas Comunidades Terapêuticas. Para recebimento da população que frequenta o abrigo em caráter temporário, é feita uma reorganização interna no local.

“Com a chegada da frente fria, o foco do trabalho é recolher essas pessoas, ao menos temporariamente. Àqueles que se recusarem, vamos distribuir agasalhos, cobertores e sacos de dormir, a fim de enfrentar as baixas temperaturas. À Assistência Social não cabe julgar ou condenar as pessoas por suas escolhas, mas garantir o acesso aos nossos serviços”, completou Ney Góes.

O Programa Acolhe Mais “Mãe da Piedade” completará 4 anos de funcionamento em 16 de julho. Atualmente, existem 42 pessoas acolhidas pelo programa. O abrigo também conta com espaço para cães que estejam em companhia destas pessoas.

Como acionar?

CREAS - (14) 3264-1716 e 3264-9565