Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Cerimônia marca 25 anos de fundação da Adefilp
13/05/2022 09h34

Cerimônia marca 25 anos de fundação da Adefilp

Integrantes da diretoria da Adefilp com autoridades e convidados após a cerimônia que marcou os 25 anos da Entidade

De uma pequena sala com 4 x 4 metros usada para confeccionar trabalhos de artesanato e conserto de produtos eletrônicos para levantar recursos para a construção de sua sede, para uma sede com 2 mil metros de área construída e 142 toneladas de material reciclável (2021) que deixaram de ir para o aterro, levando renda, cidadania e inclusão social para seus associados. Esta é a trajetória da Associação dos Deficientes Físicos de Lençóis Paulista (Adefilp), que completou nessa quarta-feira, 11, vinte e cinco anos de fundação. Idealizada por seu fundador José Carlos de Oliveira (Baixinho) que compartilhou com seus amigos Adalberto, Diusaléia, Edson e José Lenício, a Adefilp é fruto de um sonho que uniu força, desafios e superação de barreiras físicas, pessoais e emocionais. Para marcar a data, a diretoria realizou na quarta-feira, 11, uma cerimônia que contou com a presença do prefeito Anderson Prado, do vice-prefeito Manoel dos Santos Silva, Manezinho, do vereador Rômulo Paulon Pegolo e de José Carlos de Oliveira Júnior, filho do fundador da entidade. Os convidados foram recebidos pelo presidente da Adefilp, Marcelo Miguel Galvão, pelo vice-presidente Edson Santiago dos Santos e pela assistente social Sara Eliza Andreotti.

“Quando um prefeito tem a oportunidade de fazer o discurso é importante que se diga e que se observe que eu tenho a condição democrática, que me foi dada através das urnas, de falar por 70 mil lençoenses, de representar cada lençoense, cada cidadão, cada família. 25 anos e Lençóis Paulista precisa agradecer vocês (Adefilp), agradecer cada associado, cada trabalhador, cooperado, cada funcionário, porque vocês transformaram Lençóis Paulista através do trabalho da Adefilp em uma referência nacional. Dificilmente nos mais de 5.500 municípios desse Brasil será encontrada uma associação desse porte, dessa grandeza, dessa responsabilidade social que vocês juntos entregam a Lençóis Paulista. Muito mais importante que os parabéns, quero externar a palavra gratidão. Sem o trabalho de vocês, não teríamos enquanto comunidade transformado a vida de tantas pessoas, tantas famílias. Em nome do povo lençoense ao qual me refiro como brava gente lençoense, muito obrigado… Que Deus proteja e abençoe sempre”, pontuou o prefeito em seu pronunciamento.

Moeda social

Com o passar do tempo, a entidade implantou um processo para aperfeiçoar a separação dos materiais recicláveis, por meio da implantação do Programa Transformando Lixo Reciclável em Moeda Social. Graças ao apoio e parceria do Poder Público e Iniciativa Privada, a entidade ganhou uma nova sede com 2 mil metros quadrados de área construída, para o desenvolvimento de suas atividades. Atualmente, o Programa atende diretamente 40 pessoas, sendo onze funcionários e prestadores de serviço que realizam a coleta, separação e venda de material reciclável, atendendo as pessoas com deficiência, seus familiares e também pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, estimulando a autonomia e promovendo a inclusão e a melhoria da qualidade de vida dos participantes.

Com o trabalho desenvolvido pelos cooperados, a cada ano, a entidade aumenta a quantidade de material reciclável e que deixa de ir para o aterro. Em 2011, por exemplo, foram recolhidos 81 toneladas e no ano passado, 2021, a quantidade saltou para 142 toneladas. A renda proporcionada aos cooperados neste período também cresceu. Em 2011, o repasse era de no máximo R$ 450,00. Já em 2016, o repasse foi de R$ 600,00 mais uma cesta básica. Já em 2021, os cooperados receberam R$ 1.000,00 mais R$ 150,00 de vale-alimentação. A Entidade possui ainda uma Equipe de Esportes “ACD”, composta por 20 atletas, que disputam provas de Atletismo, Natação e Bocha Adaptada, representando Lençóis Paulista em várias competições como Circuito Caixa, Jogos Regionais, Campeonato Paulista de Bocha (1ª e 2ª Divisão) e Jogos Abertos. O Centro de Reabilitação, que leva o nome de seu idealizador, José Carlos de Oliveira, conta com uma piscina coberta e aquecida semiolímpica e adaptada, espaço utilizado para aulas de natação e hidroginástica. Recentemente o espaço recebeu mais piscina para uso atendimento exclusivo na área de fisioterapia atendendo pessoas com e sem deficiência.

Material reciclável processado pela Adefilp