Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Programa Coleta Certa completa três anos e está em 100% da cidade
09/05/2022 13h51

Programa Coleta Certa completa três anos e está em 100% da cidade

Coleta Certa garante recolhimento mecanizado do lixo orgânico e materiais recicláveis

O programa Coleta Certa comemora três anos de sua implantação. O projeto de coleta mecanizada, com separação de resíduos orgânicos e materiais recicláveis em contentores de cores distintas, teve início em 2019 e de forma gradativa foi expandido para toda a área urbana, para o Distrito de Alfredo Guedes e para o Distrito Empresarial.

“O Coleta Certa é um sucesso e tem aprovação da grande maioria dos lençoenses. Em cada esquina da cidade, os contentores verdes e azuis lembram da importância da separação e destino correto do lixo como ferramenta de preservação de nosso planeta e dos recursos naturais. Mais que isso, demonstra o zelo da administração pública com a cidade, garantindo ruas mais limpas e organizadas, comodidade para a população - haja vista que o cidadão pode dispensar o lixo em qualquer horário do dia e da noite - e segurança para os servidores envolvidos com a coleta, que não têm mais contato direto com os materiais descartados”, avalia o prefeito Anderson Prado.

O programa Coleta Certa foi lançado oficialmente em 23 de abril de 2019, pela Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, no Jardim Ubirama, como um projeto piloto. Posteriormente chegou a receber investimentos pelo Fundo Estadual do Recursos Hídricos (Fehidro) e do FID (Fundo Estadual para Defesa de Interesses Difusos), mas foi implantado majoritariamente com recursos próprios.

O descarte do lixo é feito em contentores nas cores azul (para lixo orgânico) e verde (para materiais recicláveis). Já são mais de três mil equipamentos espalhados por toda a cidade. Uma vez depositados nos contentores, o recolhimento é dos resíduos é feito de forma totalmente mecanizada, eliminando todo o contato manual. O mesmo processo é feito com os materiais recicláveis.

Os maiores benefícios do programa até o momento são a redução a praticamente zero no número de acidentes com coletores, além de exigir menor esforço físico dos funcionários envolvidos no processo, bem como melhoria na limpeza pública, com a extinção das sacolas plásticas depositadas em árvores e calçadas.

Conscientização e Educação

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Licínio Offerni Neto, com o programa presente em 100% da cidade o principal desafio para o futuro é conscientizar a população para o descarte correto e a separação dos resíduos orgânicos do material reciclável.

“Nosso grande desafio é conscientizar a população para ampliar ainda mais a separação dos materiais, e depositá-los nos contentores de forma adequada. Todos ganham com isso: a população, que terá sempre uma cidade limpa e organizada, os catadores, que terão ampliação da renda, e principalmente o meio ambiente, com o aumento da vida útil do aterro”, diz.

Atualmente, 20% da coleta de lixo realizada em Lençóis Paulista vai para a reciclagem. Embora esteja longe do almejado, é bem superior à média nacional, que é de 5%.

USO CORRETO

Para que o projeto funcione de forma adequada, é fundamental a colaboração dos moradores. No caso do lixo orgânico (restos de alimentos, geralmente depositados no lixo da cozinha, como papel toalha, lenços de papel, papel engordurado e resíduos de banheiro), os dejetos devem ser colocados em sacos ou sacolas plásticas fechadas, para evitar mau cheiro e proliferação de insetos. Sempre feche a tampa do contentor após depositar o lixo.

Já em relação aos materiais recicláveis (plásticos, garrafas pet, sacos, cano PVC, brinquedos, embalagens e copos; papéis, como papelão, cadernos, revistas, jornais, tetra park, cartolinas, folhetos e caixas; vidros, como frascos, potes, garrafas e copos; e metais, como canos, chapas, enlatados, latas, tampas e panelas), a orientação é que as pessoas lavem recipientes como caixinhas de leite, potes e latas de alimentos antes de dispensá-los, para maior aproveitamento dos catadores.

Seguindo estas regras simples, a população garante uma cidade limpa e organizada, contribui para a preservação do meio ambiente e para a dignidade dos trabalhadores que vivem da reciclagem.