Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Conscientização para uso correto de medicamentos dá início a atividades no Mês da Luta Antimanicomial
09/05/2022 08h40

Ações pela Luta Antimanicomial começam com consciência sobre uso correto dos medicamentos

Maio é o Mês da Luta Antimanicomial e a Secretaria de Saúde realizará uma série de ações para marcar o movimento. As atividades tiveram início na quinta-feira, 5, quando também foi comemorado o Dia Nacional de Uso Racional de Medicamentos. Os agentes comunitários de saúde realizaram uma breve palestra nas unidades, na sala de espera dos pacientes, alertando sobre “Os riscos da Automedicação”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 35% dos medicamentos adquiridos no Brasil são feitos através de automedicação. Os medicamentos respondem por 27% das intoxicações no País e 16% dos casos de morte por intoxicações são causados por medicamentos.

O Dia Nacional de Luta Antimanicomial é celebrado em 18 de maio. Isso porque o movimento teve início em 18 de maio de 1987, com encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental em Bauru e a 1ª Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília, grupos precursores da Reforma Psiquiátrica no Brasil. Esses grupos lutaram pela reformulação das políticas públicas de tratamentos psiquiátricos, que buscam alcançar uma alternativa que respeite os direitos da pessoa em crise e levem em conta os aspectos de sua própria subjetividade.