Lençóis Paulista, 17 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Polo da Univesp forma novas turmas de Pedagogia e Tecnologia em Gestão Pública
05/05/2022 14h33

Polo da Univesp forma novas turmas de Pedagogia e Tecnologia em Gestão Pública

Formandos dos cursos de Pedagogia e Tecnologia em Gestão Pública após a cerimônia de colação de grau da Univesp

Uma cerimônia marcou no dia 30, a colação de grau de mais duas turmas do curso superior de Pedagogia e de Tecnologia em Gestão Pública, oferecido pelo polo de Lençóis Paulista da Univesp. Criada em 2012 como a quarta universidade estadual paulista, a Univesp mantém parcerias com USP, Unesp, Unicamp e Centro Paula Souza para desenvolvimento do conteúdo e coordenação de seus cursos de graduação. É uma Fundação mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC para o oferecimento de cursos a distância.

Participaram da cerimônia o prefeito Anderson Prado, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Cesar Ferrari, o diretor do SAAE, André Paccola Sasso, a coordenadora do Polo da Univesp, Keli Cristina Pires Damasceno e a orientadora do polo Gabriela Aparecida Rocha. Com uma carga horária de 3.540 horas, o curso de Licenciatura em Pedagogia da Univesp tem como objetivo formar um profissional da educação capaz de atuar com criticidade e autonomia na educação básica. O profissional pode atuar como docente na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na gestão escolar, bem como em processos educativos voltados à diversidade e aos processos não escolares.

Já o curso de Tecnologia em Gestão Pública soma uma carga horária de 2.400 horas, formando o profissional para planejar, implementar, supervisionar e avaliar projetos e programas de políticas públicas voltados para o desenvolvimento local e regional. Prepara, também, esse profissional para aplicar metodologias inovadoras de gestão, baseadas nos princípios de administração pública, legislação, tecnologias gerenciais, aspectos ambientais e ética profissional e para avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação. A formanda Daiany de Souza Ferreira Tanamachi recebeu o Certificado de Destaque Acadêmico pelo desempenho no curso de Pedagogia.

Na abertura da cerimônia, o prefeito Anderson Prado falou sobre a importância da Educação e a oferta de novas vagas para os cursos que serão oferecidos pela Univesp ainda neste ano. “Agradeço a Deus pela oportunidade que nos dá de estarmos juntos aqui nessa noite de celebração, e de transformação… nessa noite que saúda o futuro, porque o esforço de vocês hoje consegue um certificado de universidade pública. Fico muito feliz, muito satisfeito e por isso hoje, apesar de uma agenda bastante cheia, fiz questão de estar com vocês neste momento. Na Univesp ainda neste ano, teremos nove turmas de aproximadamente 15 alunos, mais gente se formando, mais diplomas, mais qualificação para Lençóis. Nossa grande luta sempre foi para que nossos filhos, nossos sobrinhos e netos não precisem procurar trabalho fora de Lençóis. Aqui se qualificando nessa terra de oportunidades, vocês aqui ficarão, assim como seus filhos, sobrinhos, netos, irmãos. Que Lençóis cresça cada vez mais através do desenvolvimento humanos, através do desenvolvimento profissional, para que nós tenhamos uma cidade cada vez mais maior e melhor”.

Prado também cumprimentou os formandos, destacando que o apoio dos familiares é fundamental para esta conquista, mas que os formandos devem buscar o protagonismo de sua história de vida, trabalhando com dedicação e afinco. “Quero cumprimentar os formandos do curso de Pedagogia e de Gestão Pública e os familiares aqui presentes. Sem a família, sem o apoio, sem nossa própria dedicação não chegamos a lugar nenhum. E as pessoas convidadas aqui pelos formandos tenho certeza que são parte fundamental dessa conquista. Precisamos que a gente seja o protagonista de nossa própria história. Para mim é uma honra estar em uma formatura na semana que Lençóis completa 164 anos de emancipação político-administrativa. Que Deus proteja e abençoe sempre, parabéns”.