Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeito participa de Sessão Solene para entrega da Ordem do Mérito Lençoense ao maestro Marcelo Maganha
22/04/2022 11h15

Prefeito participa de Sessão Solene para entrega da Ordem do Mérito Lençoense ao maestro Marcelo Maganha

Na foto da esquerda para a direita, vereador Rômulo, prefeito Prado, Marcelo Maganha, vereadora Mirna e o presidente da Câmara Bibaia

O prefeito Anderson Prado participou na terça-feira, 19, da Sessão Solene para a entrega da Ordem do Mérito Lençoense ao maestro e secretário de Cultura, Marcelo Maganha, conforme Decreto Legislativo 15/2021, de autoria da vereadora Mirna Adriana Justo, aprovado por unanimidade. Também participaram da Sessão Solene, o vereador e presidente da Câmara, Jucimário Cerqueira dos Santos, o Bibaia, o vereador Rômulo Paulon Pegolo que secretariou os trabalhos, os vereadores Glauco Temer Feres, Damião Augusto Xavier de Oliveira, professor Guto, Irani Gorgonio, Luiz Gonzaga da Silva, o líder do Governo na Câmara, Renato da Silva Gois, os secretários de Finanças, Júlio Antonio Gonçalves, de Planejamento e Urbanismo, Anderson Silva Buratto, o cônego Marcelo Paes, o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Hilton Rodrigues Alves Júnior, músicos, escritores e familiares do homenageado. O Grupo de Câmara da Orquestra Municipal sob a regência de Ricardo Sassá também participou da cerimônia interpretando o Hino Nacional Brasileiro e de Lençóis Paulista.

"O filho é o espelho dos pais, esta honraria é um reconhecimento desta casa à pessoa que você é, Marcelo. Uma pessoa honesta e justa e que honra o nome da família Maganha por onde vai. Continue assim, e tenho certeza que hoje não é um dia de celebrar mais uma conquista, mas com certeza de você continuar almejando novos desafios dentro da sua carreira profissional e também da suas conquistas pessoais. Parabéns!", discursou o presidente da Câmara Bibaia durante a cerimônia. A vereadora Mirna Adriana Justo, autora da propositura da Ordem do Mérito ao maestro Marcelo Maganha, citou Mateus 5,16 na abertura de seu pronunciamento “...brilhe, do mesmo modo, a vossa Luz diante dos homens para que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem Vosso Pai que está nos céus. E é isso que está acontecendo nessa noite, Marcelo, brilhando a sua luz, para que o seu povo, povo da sua cidade, veja as suas boas obras e possa glorificar a Deus.

E possa também seguir o seu exemplo. Quando nascemos recebemos de graça alguns dons. No seu caso, recebeu uma família maravilhosa, que sempre te amou e apoiou em tudo. Dele recebeu também o dom da música. Mas seu mérito está na forma como você cuidou desses dons e fez frutificar abundantemente esses talentos, o que é para nós motivo de reflexão e causa de orgulho. Motivo de reflexão pois, lendo uma entrevista sua vi a seguinte frase: Comecei com um sonho que virou realidade. Meu objetivo era viver dignamente da arte e com essa arte transmitir algo de bom, positivo e construtivo ao maior número de pessoas possíveis” pontuou Mirna. Para Mirna o “Ser Humano é uma tarefa, e ouvindo vendo o seu currículo sua trajetória, podemos imaginar como deve ter sido árdua essa tarefa de conciliar a vida de estudante na cidade de Bauru e trabalhador em Lençóis, depois trabalhador em Bauru e estudante em Tatuí, e depois trabalhar em Tatuí e Lençóis, e apresentar-se em tantos lugares no Brasil e em 29 concertos realizados fora do Brasil, sem nunca deixar de estudar. E o mais bonito, Marcelo, é o que vemos em você: a forma como você consegue estar com cada pessoa, inteiramente, com toda a atenção e empatia. Homenagear você, Marcelo, é enriquecedor, porque na medida em que fazemos brilhar sua glória, podemos contemplá-la, e nos enriquecer com ela. Contemplar a sua vida, suas virtudes, nos convoca a te seguir. E nisso não podemos deixar de exaltar o trabalho da sua mãe, que deixou tudo: a profissão, o trabalho fora da casa, para dedicar-se aos filhos. Parabéns Maria Paula, parabéns seu Norival, que sozinho, arcou com o sustento da família toda, para que a dona Paula pudesse ser a rainha do lar, e hoje, toda a família pudesse ser agraciada, com essa homenagem, que seus conterrâneos lençoenses, através dessa Casa de Leis outorgam ao seu filho Marcelo”, completou a vereadora.

Em seu pronunciamento Prado lembrou que “Poucas pessoas nesta cidade, serão reconhecidas Pelo Poder Executivo e Poder Legislativo. O senhor (Marcelo Maganha) é honrado por esta Casa de Leis com o voto de doze vereadores. Muitas vezes não mensuramos o devido valor, a devida significação das coisas, por isso pontuo a grandeza deste ato do Poder Legislativo. Em 2016, o senhor como servidor público, atingiu o maior grau no serviço público, ao ser convidado para se tornar secretário de Cultura. O senhor aceitou este desafio abençoado pelo cônego Marcelo Paes quando eu o consultei sobre seu nome para a cultura de Lençóis Paulista, como também foi indicado pela vice-prefeita emérita Cintia Duarte, que estará para sempre em meu coração”.

O prefeito destacou que uma de suas principais diretrizes para a pasta, é a popularização da cultura. “O senhor entendeu aquilo que eu penso enquanto governante de uma cidade que é popularizar a cultura, levar a cultura aos confins de Lençóis Paulista, tornando-a presente nas praças, escolas…. Com maestria, o senhor compartilhou uma cultura antes elitista com o povo de Lençóis Paulista. Com profissionalismo, com os projetos nos bairros, com os grandes festivais e apresentações no Varejão, estamos fazendo com que a Secretaria de Cultura seja de todos nós. Quero cumprimentar e aproveitar o ensejo para parabenizá-la doutora Mirna pela propositura desta honraria. Enquanto prefeito desta amada cidade, às vésperas de seu aniversário, às vésperas do aniversário do nosso homenageado, fico feliz que esta Casa honre um dos nossos secretários”.

Ao se dirigir aos familiares do maestro Marcelo Maganha, Prado afirmou que “a Família Maganha é uma família de músicos, uma família de amor, de alegria, espalhando arte pelas nossas ruas, pelas nossas praças. O senhor (Marcelo) é um filho orgulhoso da terra da brava gente lençoense. Que Deus proteja e abençoe sempre”, muito obrigado”. Emocionado, Marcelo Maganha lembrou sua trajetória profissional e musical ao receber a Ordem do Mérito Lençoense. “São 32 anos de muito trabalho, sempre em prol da cultura, principalmente na música. Mas tenho certeza que toda a inspiração para mim e meus irmãos sermos músicos profissionais vem da minha mamãe, que sempre estimulou e orientou a trilhar nossos caminhos na música. As dificuldades de ser músico no País, principalmente para uma família muito pobre como a nossa, eram muito grandes, mesmo porque não haviam tantas opções para estudo musical no interior”, relata.

“Quem me conhece sabe o quanto trabalho, minha jornada em alguns dias passa de vinte horas, mas com todo o carinho e profissionalismo seguimos trabalhando. Conseguimos implantar a Gestão Pública Cultural em nossa cidade atendendo mais de mil artistas locais nestes cinco anos, com a implantação de leis como a Aldir Blanc, a futura Lei Aldir Blanc 2, Lei Paulo Gustavo e que sabe, em breve, teremos a Virada Cultural São Paulo pela primeira vez em Lençóis Paulista”, pontuou o secretário.Maganha concluiu sua fala destacando uma frase do compositor Lwdwig Van Beethoven. “O Gênio é composto de 2% de talento e de 98% de perseverança, aplicação. Sigo esta frase à risca pois acredito que o talento não basta. Um grande beijo a todos e que Deus os abençoe imensamente”.

Biografia

Nascido em Lençóis Paulista, em 26 de abril de 1977, Marcelo Maganha é de Norival Maganha e Maria Paula do Carmo Capelli Maganha e integra uma família de músicos: Marcos, irmão mais velho, professor de violão e contrabaixista, Micheli um ano mais nova, saxofonista e Murilo Trombonista, caçula. Começou a estudar violão aos sete anos de idade com seu irmão Marcos, simultaneamente, com total incentivo de seus pais, ingressou na Banda Municipal 28 de Abril, na época, sob regência do maestro Agostinho Duarte Martins, de Lençóis Paulista, tocando caixa de guerra. Aos 8 anos se envereda para a família dos metais tocando SaxHorn, também conhecido como Sax de Harmonia. Aos 9 anos é convidado a tocar trompete, instrumento ao qual se profissionalizaria. Aos onze anos é convidado, por seu irmão Marcos, a tocar carnaval com o grupo lençoense Shalom no ginásio CESEC em Lençóis Paulista, e a partir desse ano começou a ser convidado a tocar em bailes de carnavais da região com o Grupo Êxtase de Macatuba (Ado Galli, Amauri Montanheiro, dentre outros componentes). Começou também a realizar bailes e shows como trompetista convidado. Aos 12 anos é convidado a dar aulas de violão na Casa da Cultura de Lençóis Paulista. Nesta mesma época integrou a equipe de base de Basquetebol da Lwart Lwarcel onde permaneceu por 3 anos, chegando a ser atleta federado (participar de campeonatos oficiais). Sempre com a música paralela em sua vida, trabalhou no Escritório Galli, em Lençóis Paulista como office-boy; também na Caixa Econômica Federal, em Bauru, contratado por empresa terceirizada; entregou jornal (Jornal O Eco), vendeu sorvete nos jogos no Estádio do Bregão, dentre outros trabalhos. Em 1988 começou a dirigir o coral na Igreja Nossa Senhora da Piedade de Lençóis Paulista. Em 1995 realizou prova para entrar no Conservatório de Tatuí (melhor escola de Música da América Latina), no curso de trompete erudito. Com o passar dos tempos, tocando na Banda Municipal Heitor Villa Lobos de Lençóis Paulista (primeiro nome dado à Orquestra Municipal de Sopros maestro Agostinho Duarte Martins), após várias conversas e incentivos da saudosa Profª Maria Bove Coneglian (Patrona da Casa da Cultura de Lençóis Paulista) e principalmente incentivo da Dona Norma Capoani (então Diretora de Cultura de Lençóis Paulista na época) prestou a prova para o curso de Regência no Conservatório de Tatuí, onde se destacou como um dos melhores alunos desta instituição.

Este destaque fez com que recebesse o convite para participar do maior congresso de música do mundo nos Estados Unidos em 2001 (sua primeira viagem internacional). Em 2002 concluiu o curso de Trompete Erudito e Regência Orquestral, e nesse mesmo ano assumiu as aulas de Regência do Conservatório, onde trabalhou até 2014 como professor, regente e coordenador. Em 2003 realizou algumas provas e foi contemplado para bolsa de Estudos para realizar um mestrado, em Chicago, em música - método de Ensino coletivo para sopros, cordas e percussão com o maestro Johnn Kendall e o maestro Lowell Grahan, de forma intensiva, e concluído em 2004. A partir dessa formação começou a receber convites para realizar vários concertos e a ministrar cursos de seu instrumento e de regência em vários estados brasileiros, começaram também os convites para reger música brasileira, em outros países como: Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Venezuela, Bolívia, Cuba, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Alemanha, Hungria, Itália, Holanda, Irlanda, dentre os 29 concertos realizados fora do Brasil. Referência na área da Regência de Sopros Sinfônicos, como trompetista foi aluno nas classes do professor Edgar Baptista (Capitão) e do maestro Dario Sotelo, Graduado em Regência com licenciatura em Artes Visuais; pós-graduação em Regência Orquestral, Patrimônio Material e Imaterial, Gestão Pública Cultural e pós-graduação em ensino de método coletivo nos Estados Unidos.Foi professor da FUNARTE (Fundação das Artes), professor de regência e coordenador no Conservatório de Tatuí além de ter sido regente adjunto da Orquestra Sinfônica e Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, onde realizou várias gravações e concertos. Foi, ainda, trompete solo e regente adjunto da Orquestra Sinfônica da Universidade do Sagrado Coração de Jesus de Bauru por 6 anos. Foi coordenador do Projeto Coreto Paulista (Programa de grupos de sopros e percussão do Governo do Estado de São Paulo), onde foi professor de regência das Oficinas Itinerantes e coordenador de vários festivais. Realizou vários concertos em vários países da América do Sul, América do Norte, África e Europa, regendo alguns dos maiores solistas do mundo.

Realizou muitos trabalhos como regente, trompetista e arranjador com grandes artistas de renome nacional, onde destacam-se: Chico Rey e Paraná, Toquinho, Peninha, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Cezar e Paulinho, dentre outros. Tem em seu currículo gravação de vários CDs e DVDs com grandes artistas, orquestras e bandas, ainda estreia de mais de 390 composições e arranjos nacionais e internacionais. Já recebeu várias honrarias no Brasil e Exterior pela sua atuação como maestro, professor e músico, pelos trabalhos relevantes à cultura, moções, mais de 40, e ainda, o título de Comendador da Ordem do Mérito Cultural “Maestro Carlos Gomes”, e também a maior delas: a Medalha do Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil, da ONU (Organização das Nações Unidas). Em 2021 recebeu o título de imortal da Academia de Música do Brasil, no Rio de Janeiro, também a medalha de membro correspondente nacional da Academia de Música de São Paulo. Atualmente exerce a função de Regente titular e fundador da Orquestral Municipal de Sopros de Lençóis Paulista e como servidor de carreira há 24 anos na Prefeitura de Lençóis Paulista. É coordenador da Banda Sinfônica Jovem de Lençóis Paulista, trompetista e diretor musical da Big Band “Cidade do Livro”.

É membro da WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles) desde 2003 e professor e coordenador de pós-graduação em regência orquestral pelo Instituto ALPHA (FACEC) de Vitória/ES. Em 2017 foi convidado pelo prefeito Prado para ser Secretário Municipal de Cultura, onde permanece na mesma função, realizando um trabalho edificante, onde transmite, através da música, com singeleza, profissionalismo e muito talento, alegria e inspiração às pessoas.

 

notícias relacionadas

Tags: prefeito, participa, sessão, solene, para, entrega, ordem, mérito, lençoense, maestro, marcelo, maganha.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo