Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Obras em andamento representam melhoria da infraestrutura e mobilidade urbana em Lençóis Paulista
19/04/2022 14h28

Obras em andamento representam melhoria da infraestrutura e mobilidade urbana em Lençóis Paulista

Nova rede de galerias pluviais, na avenida Padre Salústio Rodrigues Machado, será concluída em maio

Em diversas regiões da cidade, obras seguem em andamento. Assim que forem concluídos, esses projetos vão representar uma melhoria da infraestrutura urbana, melhor mobilidade, mais opções de lazer, melhoria na prestação dos serviços públicos, além de deixar a cidade mais bonita.

“Depois de dois anos nos quais as nossas forças, logística e recursos estiveram focados no combate à pandemia, acompanhar a retomada dos processos licitatórios, o início e conclusão de tantas obras são combustível para a administração municipal. É uma satisfação podem acompanhar tantos projetos em andamento, especialmente no mês de aniverário de Lençóis Paulista. Algumas obras são realizadas em caráter emergencial, como a nova rede de galerias da avenida Padre Salústio, o que acaba trazendo algum transtorno para a população. Mas, juntamente com as obras emergenciais, tivemos a alegria de iniciar a retomada do Bregão, que é um patrimônio esportivo e cultural de Lençóis Paulista. Nossos secretários e servidores estão empenhados em concluir essas obras no menor tempo possível. Também não poderia deixar de agradecer às emendas parlamentares e a parceria de empresas como a Bracell, que tornou essas obras possíveis”, resumiu o prefeito Anderson Prado.

NOVA REDE DE GALERIAS E ROTATÓRIA

Em caráter emergencial, a Prefeitura está instalando uma nova rede de galerias pluviais em trecho compreendido entre as ruas Guaianazes e a avenida Padre Salústio Rodrigues Machado. O sistema de drenagem naquela região era muito antigo e estava em processo de erosão. A nova tubulação que será instalada está dimensionada para receber a contribuição de águas que escoa desde a Rua 28 de Abril. A tubulação em concreto estará dimensionada de maneira que a velocidade das águas no conduto seja diminuída, preservando o sistema de drenagem e a vida útil da rede.

Paralelamente, acontecem as obras para a construção de uma rotatória que fará a ligação entre as ruas José Veloso e avenida Emílio Pelegrin. O dispositivo vai trazer mais segurança para quem circula pela região. Este ponto faz a intersecção de pelo menos cinco bairros com o centro da cidade e registra um movimento intenso nos horários de pico, principalmente ao final da tarde. Esse novo dispositivo viário vai trazer um ordenamento melhor para o trânsito, com mais clareza para os motoristas. As duas obras devem ser concluídas até a primeira quinzena de maio.

REFORMA DO BREGÃO

O estádio Archangelo Brega, o Bregão, está passando por uma reforma estrutural que deve possibilitar a realização de eventos esportivos em alguns meses. O projeto contempla a recuperação da arquibancada coberta, das instalações do bar e cabines de imprensa. As obras incluem ainda a instalação de vários equipamentos de segurança como escadas, corrimão, guarda-corpo, saídas de emergências e dispositivo de acesso para viatura do Corpo Bombeiro. Estão previstas também a execução das obras de infraestrutura para instalação de sanitários e vestiários tipo container e isolamento das áreas, conforme projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros. A reforma das dependências sob a arquibancada coberta também serão realizadas nesta etapa. A previsão de entrega é para agosto de 2022.

LEP 454

Seguem as obras para a reconstrução da ponte localizada sobre o Córrego da Prata, na LEP 454. O trabalho será executado pelas equipes das Secretarias de Obras e Infraestrutura, Motomecanização e Agricultura e Meio Ambiente.

Além da troca do madeiramento, reforço estrutural nas cabeceiras e na base, o projeto prevê melhorias no guarda-corpo e revitalização da sinalização viária no local. A LEP 454 possui um tráfego intenso de veículos e é utilizada para o escoamento da produção de madeira e cana-de-açúcar. A previsão de entrega é para a segunda quinzena de maio.

REFORMA DA UPA

A Unidade de Pronto Atendimento de Lençóis Paulista está passando por uma reforma estrutural, com restituição do telhado e substituição do gesso na parte superior. O prédio sofreu avarias devido às fortes chuvas registradas entre o final de 2021 e início de 2022. O projeto é financiado pela Bracell. A previsão de conclusão das obras é de 20 dias.

REFORMA DA ANTIGA RODOVIÁRIA E CONSTRUÇÃO DE LANCHÓDROMO

Foi licitada no fim de 2021 e está em execução a reforma do antigo Terminal Rodoviário, com adequação da área administrativa, e construção de um lanchódromo.

RETOMADA DO GINÁSIO EDEMIRZÃO

A empresa responsável pela construção do ginásio Edemir Coneglian, o Edemirzão, no Jardim América, retomou as obras há cerca de 30 dias. Paralelamente, uma comissão da Prefeitura realiza perícia técnica para averiguar as causas (execução + eventos climáticos) que causaram desabamento em uma das paredes do ginásio. O secretário de Obras, Emanuel Fidelis Serutti, explicou que os trabalhos seguem em uma área do ginásio que não afeta a perícia.

O ginásio Edemirzão terá cerca de 2 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 18,4 mil metros quadrados. Além da quadra poliesportiva de dimensões oficiais (40 x 20 metros) e arquibancadas com capacidade para aproximadamente 500 pessoas, o local contará com cozinha, refeitório, vestiários para atletas e árbitros e sanitários para o público.

ORQUIDÁRIO

Está em construção o Orquidário Municipal, um dos equipamentos públicos que íntegra um megaprojeto que prevê a implantação do Parque Botânico na área da antiga Sidelpa. O orquidário está sendo construído ao lado do Teatro Municipal, que também integra a área. O objetivo da ação é fomentar o turismo e de que o espaço também seja usado para educação ambiental por alunos da rede municipal pública e privada.nA coordenação do projeto está sob a responsabilidade das Secretarias de Turismo e Agricultura e Meio Ambiente e a área de engenharia civil, da Secretaria de Obras e Infraestrutura.

 

notícias relacionadas

Tags: obras, andamento, representam, melhoria, infraestrutura, mobilidade, urbana, lençóis, paulista.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo