Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / No dia Nacional do Livro Infantil, Espaço Cultural promove contação de histórias e bate papo com escritoras lençoenses
18/04/2022 08h59

Espaço Cultural promove contação de histórias e bate papo com escritoras

Nesta segunda, 18, em todo o território brasileiro, é comemorado o “Dia Nacional do Livro Infantil”, data que se comemora a literatura infantil nacional e a importância da leitura pelas crianças, porta de entrada para a formação de leitores.

A data foi escolhida por ser também a data nascimento de Monteiro Lobato, o primeiro escritor brasileiro a dedicar-se à escrita de obras para o público infantil e juvenil em um contexto (início da primeira metade do século XX) em que não se escrevia para os menores, os quais (que podiam ter acesso) ficavam restritos aos clássicos infantis europeus. Uma data para homenagear um importante escritor desse gênero, autor de clássicos que marcaram e ainda marcam gerações, como os volumes que constituem a coleção de narrativas ambientadas no Sítio do Pica-pau Amarelo. Monteiro Lobato deu vida a personagens incríveis e inesquecíveis, como a boneca de pano Emília, Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Narizinho, Pedrinho, Visconde de Sabugosa, Rabicó. Ao todo foram mais de trinta títulos publicados para o público infantil e mais nove traduções de obras infantis estrangeiras.

Em Lençóis Paulista, para comemorar a data, será realizada nesta segunda, contação de histórias baseada na obra de Monteiro Lobato no Espaço Cultural Cidade do Livro às 14h, seguido de bate-papo com as escritoras lençoenses: Luiza Aurora e Mônica de Abreu. Além de exposição de livros do autor na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato e na Biblioteca Municipal Orígenes Lessa. “Continuamos nosso trabalho no fomento à leitura e escrita, melhorando os espaços a cada dia. Inclusive com reformas e readequáveis de acessibilidade do espaço cultural e em breve de nossa Biblioteca Municipal Orígenes Lessa, sempre prezando pela qualidade, para melhor atendimento ao cidadao lençoense. Aproveito para agradecer a todos os servidores que trabalham com muito carinho e profissionalismo pelo bem da cidade!”, pontuou o maestro e secretário de Cultura, Marcelo Maganha.