Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / LENÇÓIS PAULISTA FEITO À MÃO – POR ZENIL FRANCISCO DOS SANTOS CONTI
14/04/2022 16h29

LENÇÓIS PAULISTA FEITO À MÃO – POR ZENIL FRANCISCO DOS SANTOS CONTI

Zenil domina a técnica da costura criativa

O grande valor de uma peça de artesanato está em sua singularidade. Estamos falando de um objeto que nasceu a partir da criatividade e perspectiva de uma pessoa, o que o torna único. Esse simbolismo artístico pode estar presente tanto nos produtos que adquirimos para presentear um ente querido ou um amigo, nos itens de decoração, e mesmo em artigos que tem alguma finalidade prática no nosso dia-a-dia.

Hoje vamos falar de uma técnica cada vez mais popular, que é a costura criativa em tecido e em feltro, por meio do trabalho da artesã Zenil Francisco dos Santos Conti. Ela é uma entre vários artesãos que são apoiados pela Secretaria de Turismo e tem participação ativa nas ações e projetos da Setur.

Zenil conta que fez seu primeiro curso de artesanato na busca por um hobby e acabou se apaixonando. Em pouco tempo estava formalizada e confeccionando produtos como pesos de porta, bonecos, saquinhos para maternidade, mas hoje está focada em desenvolver uma linha de cuidados pessoais e de saúde, como bolsas térmicas e máscaras para dormir. Essa atividade já rendeu frutos. Zenil é uma das finalistas do projeto Dona Della, desenvolvido pela Bracell.

Só para resumir um pouco dessa história, Zenil sempre gostou de artesanato, mas como admiradora e consumidora. Ao se tornar mãe, decidiu afastar-se do emprego como secretária para acompanhar o crescimento do filho mais de perto. Depois de alguns anos, decidiu tentar uma nova carreira e cursou a faculdade de Pedagogia. “Eu conciliava estudos, com família e estágio, era uma rotina bem agitada. Depois que concluí a faculdade, fiquei na espera de uma colocação, me preparando para um concurso público. E optei por fazer um curso de artesanato, artes em tecido. Comecei a fazer, fui gostando, emendando um curso no outro. Começou como uma forma de ocupar meu tempo, como um hobby. Mas estava tão envolvida que desisti da sala de aula e parti para o artesanato como atividade profissional”, relembra.

Rapidamente Zenil estava formalizada e chegou a abrir uma loja física para a venda de seus produtos, mas devido à pandemia, hoje a loja (Arte que Flui) é apenas virtual. Ela começou trabalhando com feltro (bonecos, pesos de porta), desenvolveu vestuário para animais de estimação, entre outros itens, mas hoje está mais focada em produtos que envolvem a saúde e cuidados pessoais, como bolsas de ervas e máscaras para dormir.

Zenil é um exemplo de qualificação profissional e empoderamento por meio do artesanato. Ela é uma das finalistas do projeto Dona Della – desenvolvido pela Bracell em parceria com a Rede Mulher Empreendedora, com objetivo de mapear e auxiliar o crescimento de negócios liderados por mulheres, e que capacitou e financiou empreendimentos em Lençóis Paulista e Macatuba.

“Um curso de artesanato despertou o interesse e abriu uma possibilidade profissional. Descobri um campo muito vasto, com muitas coisas e produtos que podíamos fazer. Tento ficar atenta a novas ideias, novas produtos. Com apoio, o artesanato é capaz de transformar a realidade das pessoas”.

O projeto “Lençóis Paulista Feito À Mão” é uma iniciativa da Secretaria de Turismo para mostrar a variedade, beleza e autenticidade do artesanato lençoense, bem como de sua importância econômica, cultural, socioambiental e histórica, e mostrar como é rico, variado e tradicional o artesanato de Lençóis Paulista.