Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Conservação do solo é tema de palestra
14/04/2022 16h14

Conservação do solo é tema de palestra

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente leva informação para produtores e seus colaboradores

Nesta sexta-feira, 15, é comemorado o Dia Nacional de Conservação do Solo e as ações nesse sentido são atividades constantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Inclusive a "Conservação de solo e Proteção de Nascentes" foi tema da Sipatr (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) promovida pela empresa Agro Cana Caiana, e que teve a participação do interlocutor do Programa Município Verde Azul, Helton Damacena, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a convite dos representantes da empresa, com palestra para cerca de 80 colaboradores.

“A ação é importante também por atender as demandas de educação ambiental das diretivas Gestão das Águas e Uso do Solo do Programa Município Verde Azul, tendo em vista ainda que envolve outro segmento de público, ou seja, da educação ambiental não formal, não sendo especificamente público das redes de ensino”, explicou o interlocutor.

Na diretiva Uso do Solo, a proposta é que sejam trabalhadas as "potencialidades e fragilidades do uso do solo", justamente com proprietários de terras e trabalhadores agrícolas, sendo abordados desde conceitos do processo de formação do solo, tipo predominante no Brasil, estado de São Paulo e em Lençóis Paulista, o Latossolo. Os cuidados de conservação que envolvem as potencialidades com técnicas de plantio e conservação como o sistema agroflorestal, forração verde e rotação de culturas - estas já implementadas por empresas agrícolas da região. As fragilidades expõem os efeitos negativos que envolvem os processos erosivos, assoreamentos e deslizamentos, além da contaminação e poluição por diversos fatores.

O solo está ligado à produção de alimentos e também com a produção de água, uma vez que requer atenção sobre a proteção de nascentes e matas ciliares. Ações práticas já foram desenvolvidas com a ACC em oportunidades anteriores, e também com outras agrícolas locais, no plantio de mudas e demonstrações de técnicas aplicadas para a conservação do solo e das nascentes. Após a palestra foram propostas novas ações práticas para junho, mês do meio ambiente.