Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente faz limpeza e desassoreamento no Lago da Prata
12/04/2022 08h47

Meio Ambiente faz limpeza e desassoreamento no Lago da Prata

Limpeza e desassoreamento vai ampliar capacidade do Lago da Prata

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) deu início aos trabalhos de desassoreamento e limpeza das margens do Lago da Prata, aproveitando o período de baixa intensidade pluviométrica, característico do mês de abril, e ainda o rebaixamento da lagoa realizado em dezembro do ano passado.

A limpeza é realizada pela equipe da própria Secretaria. O procedimento inclui a escavação, carregamento e transporte dos sedimentos retirados do corpo d'água. Os trabalhos contemplam a limpeza das margens e o leito do lago.

“Este é um trabalho minucioso pois é necessário o máximo de cuidado para não prejudicar ou suprimir a área de preservação permantente (APP), sendo necessário planejar muito bem a rota de passagem dos equipamentos”, explicou o secretário Licínio Offerni Neto.

Antes da drenagem, foi desenvolvido o estudo de Batimetria, que permitiu identificar a altura acumulada dos sedimentos (solo e areia), que com o tempo foram acumulando-se em toda extensão do lago. Além deste estudo, foi necessário obter autorização da CETESB para intervenção na APP.

Esta operação deve ocorrer pelos próximos 30 dias e deverá se repetir por mais dois anos, em 2023 e 2024, no período de estiagem. Após sua finalização, a calha do Lago da Prata terá sua capacidade aumentada, favorecendo sua fluidez e o desenvovimento da fauna presente neste local.