Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / No dia nacional da Biblioteca, acervo informatizado da BMOL soma 160 mil títulos
08/04/2022 10h39

Dia Nacional da Biblioteca é comemorado neste sábado, 9

Considerada uma das maiores bibliotecas públicas, referência na região e no Estado de São Paulo, a BMOL, celebra o Dia Nacional da Biblioteca, comemorado neste sábado, 9, desenvolvendo um intenso trabalho de popularização e divulgação da cultura junto à comunidade lençoense.

“A biblioteca é o local onde estão reunidos diferentes tipos de livros, que abrangem os mais variados assuntos. Tem como função proporcionar o desenvolvimento intelectual, proliferar o conhecimento e preservar a cultura local, sendo um espaço físico de fundamental importância para o desenvolvimento da comunidade e região”, destaca a bibliotecária Silviane Sanches.

Instalada na praça Comendador José Zillo, a Concha Acústica, a BMOL desenvolve várias ações e projetos voltados para o fomento cultural e acesso de seu vasto acervo aos lençoenses como a Feira de Troca de Livros e Gibis, Geladeirotecas e conteúdos da Biblioteca Digital.

A BMOL também é um ponto de encontro de jovens, um local de estudos e de lazer ao mesmo tempo. Além de leituras, estudo, os jovens podem jogar xadrez no local. A Biblioteca Infantil Monteiro Lobato e as Bibliotecas Ramais também integram a rede de atendimento da BMOL.

Para integrar o quadro de sócios da BMOL, é simples, rápido e sem custos. Basta apresentar um documento (RG, Certidão de Nascimento ou CNH) e um comprovante de residência (conta de água ou luz). Os sócios podem retirar livros em qualquer biblioteca da rede por um prazo de 10 dias, com possibilidade de renovação. Os usuários que estão em atraso com a entrega de livros, podem efetuar a devolução no período de 9 de abril a 9 de maio, sem pagamento de multa.

“A BMOL é um patrimônio cultural de Lençóis Paulista e possui um acervo riquíssimo à disposição dos usuários. Cuidar desse acervo exige um trabalho diário. O Governo Prado investe continuamente e desenvolve ações e projetos nesta área; a leitura é uma das principais ferramentas para o desenvolvimento das comunidades e das pessoas. Com a retorno das atividades e do atendimento presencial, os lençoenses podem conhecer o acervo da BMOL. Lençóis também foi selecionada para receber as atividades do Programa Viagem Literária e vai participar do Seminário Internacional Biblioteca Viva, um dos mais importantes eventos da área. Receber as atividades do Viagem Literária é motivo de orgulho e alegria e um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Quero agradecer todos os servidores da Cultura e de modo especial, a bibliotecária Silviane que com dedicação e competência trabalham com afinco para colocar a BMOL no patamar das melhores bibliotecas do país”, destacou o maestro e secretário de Cultura, Marcelo Maganha.

SERVIÇO

A BMOL funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 08h às 17h. Para mais informações ligue 3263 6522.

UNIDADES

Biblioteca Monteiro Lobato

Espaço Cultural Cidade do Livro - Rua Pedro Natálio Lorenzetti, 286

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 12h às 17h