Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Em Lençóis Paulista, municípios apresentam Programa de Inclusão Produtiva
05/04/2022 15h43

Em Lençóis Paulista, municípios apresentam Programa de Inclusão Produtiva

Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social vão trabalhar juntas para promover desenvolvimento humano

Lençóis Paulista sediou o lançamento do programa de Inclusão Produtiva em evento realizado nesta terça-feira, 5 de abril, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O programa, desenvolvido em parceria com o Sebrae, tem com objetivo gerar trabalho e renda de maneira estável e digna para as populações em situação de pobreza ou vulnerabilidade social. A ideia é facilitar a superação de processos crônicos de exclusão social, por meio do empreendedorismo e da empregabilidade, com envolvimento das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social.

Além de Lençóis Paulista, o encontro envolveu os municípios de Macatuba e Agudos, que apresentaram suas ações. O evento reuniu o vice-prefeito de Lençóis Paulista, Manoel dos Santos Silva, o Manezinho, o secretário de Assistência Social, Ney Góes, a diretora do CMFP e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Daiseliza Oliver Carneiro, profissionais do CRAS e da Sedecon, e da Adefilp, que também desenvolveu um programa próprio. Ainda marcaram presença Regina Haddad Barrach – representante FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) do Programa De Inclusão Produtiva o Consórcio Empreendedor do Sebrae, secretários municipais de Agudos e Macatuba, e profissionais da área de Assistência Social das duas cidades.

“Gostaria de agradecer e parabenizar o Sebrae por mais esta parceria, bem como todos os colaboradores envolvidos. Neste momento, garantir uma fonte de renda é levar dignidade para as pessoas”, destacou Manezinho.

Regina Haddad Barrach, que representou o Sebrae, pontuou os objetivos do programa. “Nós estamos trabalhando com o objetivo de resgatar as pessoas em situação de vulnerabilidade social, seguindo uma metodologia específica que trabalha principalmente o desenvolvimento humano”, reforçou.

“A importância desse programa é identificar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social e identificar as possibilidades de desenvolvimento humano e da geração de emprego e renda. Este plano vem de encontro às nossas necessidades”, completou o secretário de Assistência Social, Ney Góes.

O plano de Inclusão Produtiva desenvolvido por Lençóis foi apresentado pelo orientador social Alex William Paccola. O profissional ressaltou que, embora o município viva um momento econômico privilegiado, com a chegada de muitas empresas, muitas vagas oferecidas não são preenchidas, e ainda ressaltou a importância do trabalho conjunto entre a Assistência Social e a Sedecon. O projeto será viabilizado em três fases, sendo a primeira descrita como “Desenvolvimento Humano”, com objetivo de identificar as habilidades socioemocionais, por meio de uma triagem de perfil, a segunda fase “Capacitação profissional”, e a terceira “Geração de trabalho e renda”, com estímulo para o empreendedorismo ou regime CLT, de acordo com o perfil triado.

O plano desenvolvido pela Adefilp foi apresentado pela assistente social Sara Eliza Andreoti Pereira. Aline Borro Bocardo, Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, mostrou as estratégias que serão adotadas por Agudos. Já a assistente social Cleusa Aparecida Martins da Silva fez a apresentação do Plano de Inclusão Produtiva de Macatuba.