Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Conselho propõe “Comdema vai às escolas” para o mês de junho
04/04/2022 15h42

Conselho propõe “Comdema vai às escolas” para o mês de junho

Membros do Comdema discutem ações para os meses de junho e julho

Os integrantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) já estão definindo as ações para o mês de junho, o Mês do Meio Ambiente. Este foi um dos principais temas na pauta da reunião realizada no dia 29 de março. A reunião também incluiu a ação de proatividade da diretiva Conselho Ambiental do Programa Município Verde Azul e organização do Fórum Municipal do Meio Ambiente.

A realização do "Comdema vai às escolas" vem ocorrendo desde 2019 em escolas estaduais. Para junho de 2022, a proposta é que sejam elaborados ofícios à gestão escolar das escolas estaduais de Lençóis Paulista (ensino fundamental 2 e ensino médio) como convite para realização de abordagem com o grêmio estudantil e alunos representantes de salas, para que olhem para as ações de sustentabilidade que ocorrem na unidade e também no bairro onde ela está situada.

Como foco, os alunos conhecem a estrutura e funcionamento do Comdema, que se assemelha ao grêmio estudantil, bem como buscam multiplicar as boas práticas de sustentabilidade, principalmente com relação a coleta seletiva do programa "Coleta Certa", e pode abranger assuntos correlacionados, como por exemplo o cuidado com os recursos hídricos. O retorno das ações práticas que os alunos desenvolvem fazem parte dos resultados.

A pauta também abordou a organização do Fórum Municipal do Meio Ambiente, previsto para julho, na organização de palestras e temáticas voltadas à estudantes e comunidade em geral, sendo que os palestrantes deverão ser definidos nas reuniões subsequentes. As datas comemorativas e o Fórum Municipal do Meio Ambiente são fixados pela Lei Municipal 3.983/2009.

Participaram da reunião mensal os seguintes membros: Milena Guirado Coneglian, presidente e representante do SAAE; Helton Damacena de Souza, secretário-executivo; Marcos Antonio Nogueira Branco (Prefeitura); Gerson Adair Dutra Bocardo (CATI); Eduardo de Almeida Silva (Legislativo); Murilo Olyntho Machado (profissionais liberais) e Alex Pereira de Godoy, novo membro representante dos Clubes de Serviços - Rotary Cidade do Livro.

As reuniões ordinárias ocorrem geralmente na última terça-feira de cada mês e são abertas à participação popular. Caso haja interesse, basta contatar a secretaria-executiva previamente pelo telefone (14) 3269-7035.