Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alunos da escola Áurea têm hora do conto no quiosque
20/10/2011 17h34

Alunos da escola Áurea têm hora do conto no quiosque

Estimular a leitura e sua importância para a aprendizagem durante toda a vida foi estabelecido como meta pela equipe da EMEI Áurea Damasceno Bernardes, localizada no Jardim Ubirama, em Lençóis Paulista - a "Cidade do Livro". E, para atingi-la, vários projetos estão sendo desenvolvidos, com destaque para o "Hora do Conto no Quiosque”, que extrapola as quatro paredes da sala de aula e aproveita todos os espaços educativos da escola para motivar o hábito da leitura.

“A leitura é um excelente recurso para desenvolver as habilidades de linguagem, contribuindo para que a criança se torne uma leitora competente, capaz de continuar aprendendo de tudo e com prazer pelo resto da vida. Afinal, é por meio da linguagem que temos acesso a todas as áreas do conhecimento humano”, justifica a equipe gestora.

O projeto é desenvolvido quinzenalmente por todas as turmas da EMEI: Maternal, Etapas I e II. “Com recursos e estratégias diversificadas, os professores seduzem e estimulam a leitura junto a seus alunos”, aponta a coordenadora da escola, Rosemary de Oliveira Capelari. Segundo ela, as histórias são previamente selecionadas dentro do acervo de livros infantis recebido da Diretoria Municipal de Educação, o qual reúne autores e obras consagradas para crianças.

Outras duas importantes iniciativas da escola para concretizar a meta estabelecida são os projetos “Mascote” e “Viajando com os livros”. O primeiro estimula os alunos a respeitarem as regras da classe por meio da dinâmica do “Mascote” (um animal de pelúcia eleito pela turma). Cada dia um aluno leva o animal para ser cuidado em casa e, junto com ele, vai um caderno de registros, onde a mãe ou responsável relata como foi o comportamento da criança com o animal. O segundo incentiva a compartilhar a leitura entre professor, família e alunos, com roda de leitura da classe e o envio de livros para casa.