Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Comemoração pelo Dia Mundial da Água tem plantio de 100 mudas, com foco em proteção de nascente
28/03/2022 15h12

Plantio em área de nascente foi feito em parceria com a Agrícola Ouro Verde

A programação pelo Dia Mundial da Água segue com as atividades da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. No sábado, 26, teve o plantio de 100 mudas de árvores para ação educativa, com foco em proteção de nascentes, critério estabelecido na diretiva "Gestão das Águas" do Programa Município Verde Azul. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da SAMA, e da Agrícola Ouro Verde.

Também no sábado, o interlocutor do Programa Município Verde Azul, Helton Damacena, realizou palestra na sede da Unicana, com apoio do engenheiro agrônomo, Thiago Ramalho, da Agrícola Ouro Verde, para cerca de 60 pessoas. O público foi formado por crianças e colaboradores da empresa. O tema da palestra foi "Importância das Matas Ciliares e Proteção de Nascentes". Todos obtiveram informações sobre a função da mata ciliar para proteção dos recursos hídricos e para o equilíbrio ecológico no processo de dispersão de sementes, corredores ecológicos para a fauna silvestre, bem como conheceram o contexto regional da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré, a qual Lençóis Paulista faz parte com outros 33 municípios, entre eles Areiópolis, Macatuba, Pederneiras, Agudos e Bauru.

Das 100 mudas plantadas no sábado, 30 foram produzidas pelo Viveiro Municipal "João Romano". A área foi designada pela empresa, sendo um ponto de restauração de mata ciliar na microbacia do Córrego Faxinal, afluente direto do Rio Lençóis.

Os participantes ainda foram recepcionados para uma breve visita no Centro de Educação Ambiental para conhecer o jardim sensorial e mini zoológico de esculturas no Parque do Povo. Essas ações também estão vinculadas ao Programa Municipal de Educação Ambiental, estabelecido pela Lei 4989/2017 e também com a Lei 5473/2021 que aprova o Plano Municipal de Mata Atlântica e Cerrado. Essas ações são realizadas de forma contínua.