Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Atividades presenciais de educação ambiental marcam comemorações pelo Dia Mundial da Água
24/03/2022 14h46

Visitas monitoradas explicam às crianças os cuidados com a água, desde a preservação das nascentes

A retomada das atividades presenciais de educação ambiental marcam as comemorações pelo Dia Mundial da Água em Lençóis Paulista. As visitas monitoradas são realizadas por meio de integração entre a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Educação e SAAE, e envolvem crianças do ensino infantil e fundamental 1. Encerrando a programação desta semana, no sábado, 26, haverá plantio em áreas de nascente.

Os alunos dos quartos anos da rede municipal participam dos programas de educação ambiental "Aprendendo com a natureza". O itinerário de visitação inclui o Parque do Paradão, para uma aula ao ar livre sobre a história e importância do Rio Lençóis e os cuidados que cada cidadão deve ter, como por exemplo, a restauração das matas ciliares; o cuidado com o lixo gerado todos os dias que envolve a temática do programa "Coleta Certa" para a disposição do material reciclável no contentor verde e do não-reciclável no contentor azul. Também visitam a fonte do peixinho para saber que praticamente 50% da população de Lençóis é abastecida com água subterrânea dos poços artesianos e outros 50% com água superficial do Rio Lençóis. Na sequência os alunos são recepcionados no SAAE para conhecer todas as etapas de tratamento de água captada do Rio Lençóis, a fim de garantir a potabilidade da água distribuída. Ao final os alunos ainda visitam a "Nascente Municipal Modelo", na mata ciliar do Córrego da Prata. Nesta terça-feira, a visita aconteceu com alunos da EMEF "Edwaldo Roque Bianchini" do bairro Cecap.

Ainda no dia 22 de março, o representante da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Helton Damacena de Souza participou de palestra virtual sobre "Recursos Hídricos e Saneamento", oferecida aos membros e convidados do Rotary Cidade do Livro.

PLANTIO

Neste sábado, 26, está previsto o plantio de 100 mudas de árvores nativas e frutíferas para a proteção de uma nascente da bacia do Rio Lençóis. A ação envolve parceria entre a Prefeitura e a empresa Agrícola Ouro Verde. O plantio será realizado por colaboradores da empresa e seus filhos.

SOBRE A DATA

O Dia Mundial da Água é uma data estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) desde 1992, importante para a reflexão sobre a necessidade de discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante recurso natural, essencial à vida. Em Lençóis Paulista, a data é fixada pela Lei Municipal nº 3976/2009, que trata sobre as datas comemorativas ambientais. Vale ressaltar que o cuidado com nossos recursos hídricos e uso racional da água deve ser praticado em todos os dias do ano.