Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Com presença do ministro Marcos Pontes, estudantes recebem certificados e medalhas das Olimpíadas do Conhecimento
18/03/2022 18h09

Entrega de medalhas e certificados para alunos de Lençóis Paulista e região

O prefeito Anderson Prado recebeu o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, na tarde desta sexta-feira, 18, para a entrega de certificados e medalhas conquistadas por estudantes de Lençóis Paulista, Borebi, Macatuba, Pederneiras e Areiópolis, do ensino fundamental e médio, tanto da rede pública, quanto da rede privada, nas Olimpíadas do Conhecimento. Também foram entregues Bolsas de Iniciação Científica Júnior CNPq/MCTI, benefício que faz parte do programa Auxílio Brasil.

O evento aconteceu no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti e também contou com a presença do secretário municipal de Educação, Railson Rodrigues, do presidente da Câmara, Jucimário Cerqueira dos Santos, o Bibaia, vereadores lençoenses, o prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira, do secretário de Pesquisa e Formação Científica, Marcelo Morales, Secretário de Empreendedorismo e Inovação, Paulo Alvim, do diretor de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação, Daniel Lavouras e do coordenador geral de Promoção de Ensino de Ciências do MCTI, Roberto Freitas.

O prefeito Anderson Prado ressaltou o papel da educação como agente de transformação social e parabenizou os alunos medalhistas pelo esforço extra que garantiu a condecoração. “Antes de ser ministro, o senhor Marcos Pontes foi astronauta. Para chegar a fazer parte de uma missão espacial é preciso muito estudo e dedicação. E vocês que estão aqui hoje, se dedicaram e se destacaram. Então, parabenizo vocês medalhistas, e reforço o que aprendi com a minha avó, com minha mãe e meu pai: estude e trabalhe, que o futuro vai acontecer”, lembrou o prefeito Anderson Prado.

“E eu queria agradecer a oportunidade de poder transformar a realidade por meio da educação. Este é o melhor dos caminhos para que a gente avance. Vocês estão aqui por mérito, porque se dedicaram mais que os colegas, então, meus parabéns”, completou o secretário Railson Rodrigues.

As Olimpíadas Científicas são eventos que promovem competições individuais ou em equipe, de caráter nacional e internacional, adaptáveis a quaisquer áreas do conhecimento e que estimulam a resolução de problemas teóricos e práticos, com a realização de experimentos e debates relevantes à sociedade. Durante o ensino fundamental e médio, também é um incentivador para o envolvimento com a pesquisa.

“A realização das Olimpíadas de Matemática começou antes mesmo das Olimpíadas Modernas. Então continuem participando”, lembrou Daniel Lavouras, diretor de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O ministro Marcos Pontes deu o exemplo pessoal de como o comprometimento com a formação realizou o sonho de ser piloto e o encaminhou para uma missão espacial. “De repente, a pessoa que está do seu lado pode ser o primeiro prêmio Nobel brasileiro. Nunca desistam de sonhar”.

Já o presidente da Câmara Municipal, Jucimário Cerqueira dos Santos, o Bibaia, lembrou que o ministro é natural de Bauru e agradeceu por representar a região. “Obrigado por representar a nossa região em Brasília. É uma honra tê-lo em nossa cidade. E queria agradecer cada pai, cada mãe e cada professor que acredita nessas crianças e jovens”.

O Governo Federal por meio do MCTI apoia, em todo Brasil, mais de 60 olimpíadas de conhecimento, com o objetivo de desenvolver o pensamento científico na formação do aluno e do cidadão.

O prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira, lembrou da importância da construção do conhecimento como prática diária na vida escolar. “É uma alegria celebrarmos o conhecimento e tudo que podemos transformar através da educação”.