Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Orquestra Municipal de Sopros realiza ensaio aberto e apresenta repertório para concerto na Sala São Paulo
15/03/2022 09h53

Ensaio aberto ao público vai apresentar repertório do concerto na Sala São Paulo no dia 20 de março

A Orquestra Municipal de Sopros Maestro Agostinho Duarte Martins apresenta nesta terça, 15, e na próxima quinta-feira, 17, o repertório do concerto que será apresentado na Sala São Paulo. O ensaio aberto ao público nesta terça e na quinta-feira, começa às 19h, no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, com a presença do músico Dárcio Gianelli, trombonista solo da Osesp e que já tocou com o grupo lençoense, do professor da UFRN, doutor Flávio Gabriel, considerado um dos melhores trompetistas da América Latina e da professora e musicista Valquiria Porciuncula professora de oboé do Conservatório de Tatuí. Com regência do maestro e secretário de Cultura, Marcelo Maganha, a Orquestra de Sopros se apresenta no dia 20 de março, às 11h, dentro da programação de Concertos Matinais da Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).

“O convite para a apresentação da Orquestra Municipal veio da Fundação OSESP. Estamos em contato desde o ano passado com a diretora da fundação, realizando as tratativas e o planejamento dos detalhes para esta apresentação. Tive oportunidade de reger outros grupos na mesma Sala São Paulo, mas esta será a primeira vez que a orquestra vai se apresentar neste local. Este convite é fruto da dedicação, do empenho e do talento dos músicos da orquestra, composta em sua grande maioria por lençoenses, pelo apoio recebido de todas as diretorias que passaram, e aqui destaco e agradeço o apoio incondicional do prefeito Prado, sempre presente”, lembrou o secretário de Cultura.

Mais de 800 concertos realizados

A Orquestra Municipal de Sopros Maestro Agostinho Duarte Martins, iniciou suas atividades em Julho de 1.995 e é totalmente mantida pela Prefeitura de Lençóis Paulista. Em sua primeira formação contava principalmente com músicos remanescentes de outras corporações musicais. Oficialmente a orquestra foi criada pela Lei Municipal 2542 de 24 de Abril de 1.997. Neste mesmo ano, assume a regência o maestro Marcelo Maganha, que imprimiu aprimoramento técnico, variedade de repertório, e formação de novos músicos. A Orquestra intensificou gradativamente suas atividades. Desde sua fundação, já realizou mais de 800 concertos, inclusive com gravação de oito CD’s e DVD’s e shows com grandes artistas de renome nacional como Toquinho, Renato Teixeira, Sérgio Regis, Trio Los Angeles, Eduardo Santhana, Trovadores Urbanos, dentre outros.

Dentre seus vários trabalhos podem ser destacados “Série de maestro e solistas internacionais” onde já recebeu vários convidados como por exemplo, o maestro Dario Sotelo (presidente da WASBE), o maestro Luis Nani (Argentina), o maestro Pablo dell'Oca Sala (Uruguai), a maestrina Pamela Bustos (Estados Unidos), o maestro Franck Dupont (França), além de solistas como, Altamiro Rocha Neto, Darcio Gianelli, Rafael Mendes, Quarteto Sax Brasil, Derico Sciotti e Diego Figueiredo. Gravou em 2014 o CD e DVD intitulado “Show de Estrada” em comemoração aos 40 anos de trabalho da dupla sertaneja, Cézar e Paulinho, além de vários hinos de cidades como Lençóis Paulista, Dois Córregos, Mineiros do Tietê, Macatuba, dentre outros.

Grupo artístico de excelência da Secretaria Municipal de Cultura a Orquestra desenvolve, com seus músicos profissionais, o projeto Banda Sinfônica Jovem, projeto pedagógico que busca a formação de novos músicos para futuramente integrarem a orquestra municipal. A Orquestra busca sempre o aperfeiçoamento técnico e a otimização do trabalho em grupo, almeja alcançar o objetivo maior que é o de provocar nas pessoas fortes emoções: aquela magia “que os males espanta” que só música é capaz de produzir.“É um misto de alegria, expectativa. Acredito que os músicos da orquestra tenham o mesmo sentimento. A Sala São Paulo é um templo da música por suas características e infraestrutura. Me sinto honrado em trabalhar com este grupo há 25 anos. Mesmo estando como secretário de Cultura, mantenho as atividades como regente e diretor artístico do grupo. Me lembro, no início das atividades que a professora Norma Capoani (ex-diretora de Cultura), disse certa vez, que tinha um sonho: ver a orquestra se apresentar na Sala São Paulo. Este sonho será realizado no dia 20 de março”, concluiu o secretário de Cultura.

Serviço:

Ensaio aberto ao público da Orquestra Municipal de Sopros, nesta terça, 15, e na quinta, 17, às 19h, no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti.