Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Reunião do Comdema aborda ações para ampliar cobertura vegetal; incentivo ao Espaço Árvore foi um dos itens debatidos
14/03/2022 10h38

Reunião do Comdema aborda ações para ampliar cobertura vegetal; incentivo ao Espaço-Árvore foi um dos itens debatidos

Espaço-Árvore já é adotado em locais públicos

A arborização urbana foi um dos destaques da pauta da 157ª reunião do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) de Lençóis Paulista. O último encontro ocorreu em 22 de fevereiro.

Durante a reunião foram apresentadas as principais demandas de arborização, como por exemplo a importância dos 'Espaços-Árvore', que precisam ser trabalhados em prédios públicos para que sirvam de exemplo para a população em áreas consolidadas e novos loteamentos; o Plano Municipal de Arborização, com sugestões para revisão; necessidade de se atualizar o inventário e/ou diagnóstico de arborização urbana de Lençóis Paulista; piloto de floresta urbana localizado na Av. Nações Unidas, Núcleo Luiz Zillo; capacitação de equipe de poda; cobertura vegetal da área urbana do município com definição de áreas prioritárias para planejamento da arborização; funcionamento do viveiro municipal de mudas, entre outras ações.

Na reunião também foram apresentados alguns casos específicos de avaliação de árvores para manifestação do Conselho.

O Comdema é presidido por Milena Guirado Coneglian, representante do SAAE e o secretariado-executivo exercido por Helton Damacena de Souza, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O colegiado é constituído ainda por representantes do Poder Legislativo, Casa da Agricultura, da Prefeitura Municipal e SAAE, sendo estes órgãos públicos. A sociedade civil é representada por membros dos clubes de serviços, profissionais liberais, associação de bairro, Ongs ou entidades do terceiro setor. As reuniões ocorrem toda última terça-feira do mês.