Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Sala São Paulo recebe concerto da Orquestra Municipal de Sopros
07/03/2022 09h04

Sala São Paulo recebe concerto da Orquestra Municipal de Sopros

Grupo Lençoense vai se apresentar pela primeira vez na Sala São Paulo

A Orquestra Municipal de Sopros Maestro Agostinho Duarte Martins está preparando um repertório especial e inédito, para o concerto na Sala São Paulo, uma das mais importantes salas de música da América Latina e do mundo. Com regência do maestro e secretário de Cultura, Marcelo Maganha, a Orquestra de Sopros se apresenta no dia 20 de março, às 11h, dentro da programação de Concertos Matinais, com a participação de convidados especiais como o trombonista solo da Osesp Dárcio Gianelli e o professor da UFRN, doutor Flávio Gabriel, considerado um dos melhores trompetistas do mundo. A Sala São Paulo é sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e seu prédio foi tombado como patrimônio histórico pelo Condephaat.

“O convite para a apresentação da Orquestra Municipal veio da Fundação OSESP. Estamos em contato desde o ano passado com a diretora da fundação, realizando as tratativas e o planejamento dos detalhes para esta apresentação. Tive oportunidade de reger outros grupos na mesma Sala São Paulo, mas esta será a primeira vez que a orquestra vai se apresentar neste local. Este convite é fruto da dedicação, do empenho e do talento dos músicos da orquestra, composta em sua grande maioria por lençoenses, pelo apoio recebido de todas as diretorias que passaram, e aqui destaco e agradeço o apoio incondicional do prefeito Prado, sempre presente”, lembrou o secretário de Cultura.

“Temos uma das melhores salas de ensaio do Estado, desenvolvemos ainda um projeto sólido, coeso com um repertório que busca a valorização da música brasileira (popular e clássica), e também a interpretação de grandes compositores da música mundial. Tudo isso foi avaliado e considerado para recebermos este convite que será um marco na história da orquestra”, completa Marcelo Maganha.

Repertório e ensaio aberto

Os músicos já iniciaram os ensaios na sede da orquestra para o concerto que vai apresentar cinco obras. Mas, no dia 15 de março, o ensaio será realizado no Teatro Municipal Adélia Lorenzeti e aberto ao público, alunos e músicos. “Neste dia, vamos realizar uma explanação sobre as obras que serão apresentadas no concerto. É uma oportunidade para que as pessoas conheçam um pouco da história de cada peça”, explica o secretário de Cultura. Para o concerto na Sala São Paulo foram escolhidas cinco obras. A primeira peça foi escrita pelo compositor carioca Gilson Santos e narra a história da Escola de Sagres (Portugal), que surgiu no século XV, e é considerada uma das maiores escolas navais do mundo. A peça foi executada somente uma vez em Portugal e será apresentada pela primeira vez no Brasil.

Para a segunda obra, concerto originalmente escrito para solo de trombone e orquestra pelo inglês Martin Ellerby que autorizou a execução da obra pela orquestra que vai receber o músico Dárcio Gianelli, trombonista solo da Osesp e que já tocou com o grupo lençoense. Gianelli, considerado um dos maiores trombonista da América Latina também vai ministrar aulas (masteclass) para alunos, músicos e integrantes da orquestra durante sua permanência em Lençóis Paulista para os ensaios abertos.

A terceira peça, Celebrando Chiquinha Gonzaga é um arranjo do maestro Hudson Nogueira e faz uma homenagem a primeira maestrina brasileira, que trabalhou de forma profissional como regente e musicista no Brasil. “É uma das maiores compositoras brasileiras. Vamos apresentar uma suíte com três movimentos, escrita para oboé, corne Inglês e oboé d’amore. Neste movimento, vamos receber também a consagrada professora e musicista Valquiria Porciuncula professora de oboé do Conservatório de Tatuí”, explicou Marcelo Maganha. Na quarta e penúltima peça, a Orquestra de Sopros apresenta o Choro Número Quatro, escrita pelo compositor Ricardo Silva. A Orquestra encerra o concerto com a obra Concertino Brasileiro, escrita sob encomenda do maestro Maganha, para solo de trompete e orquestra de sopros e participação do professor doutor Flávio Gabriel, considerado um dos maiores trompetistas da América Latina . O músico também vai ministrar aulas (masterclass e workshop) de trompete, durante sua permanência em Lençóis para os ensaios abertos.

Mais de 800 concertos realizados

A Orquestra Municipal de Sopros Maestro Agostinho Duarte Martins, iniciou suas atividades em Julho de 1.995 e é totalmente mantida pela Prefeitura de Lençóis Paulista. Em sua primeira formação contava principalmente com músicos remanescentes de outras corporações musicais. Oficialmente a orquestra foi criada pela Lei Municipal 2542 de 24 de Abril de 1.997. Neste mesmo ano, assume a regência o maestro Marcelo Maganha, que imprimiu aprimoramento técnico, variedade de repertório, e formação de novos músicos. A Orquestra intensificou gradativamente suas atividades. Desde sua fundação, já realizou mais de 800 concertos, inclusive com gravação de oito CD’s e DVD’s e shows com grandes artistas de renome nacional como Toquinho, Renato Teixeira, Sérgio Regis, Trio Los Angeles, Eduardo Santhana, Trovadores Urbanos, dentre outros.

Dentre seus vários trabalhos podem ser destacados “Série de maestro e solistas internacionais” onde já recebeu vários convidados como por exemplo, o maestro Dario Sotelo (presidente da WASBE), o maestro Luis Nani (Argentina), o maestro Pablo dell'Oca Sala (Uruguai), a maestrina Pamela Bustos (Estados Unidos), o maestro Franck Dupont (França), além de solistas como, Altamiro Rocha Neto, Darcio Gianelli, Rafael Mendes, Quarteto Sax Brasil, Derico Sciotti e Diego Figueiredo. Gravou em 2014 o CD e DVD intitulado “Show de Estrada” em comemoração aos 40 anos de trabalho da dupla sertaneja, Cézar e Paulinho, além de vários hinos de cidades como Lençóis Paulista, Dois Córregos, Mineiros do Tietê, Macatuba, dentre outros.

Grupo artístico de excelência da Secretaria Municipal de Cultura a Orquestra desenvolve, com seus músicos profissionais, o projeto Banda Sinfônica Jovem, projeto pedagógico que busca a formação de novos músicos para futuramente integrarem a orquestra municipal. A Orquestra busca sempre o aperfeiçoamento técnico e a otimização do trabalho em grupo, almeja alcançar o objetivo maior que é o de provocar nas pessoas fortes emoções: aquela magia “que os males espanta” que só música é capaz de produzir. “É um misto de alegria, expectativa. Acredito que os músicos da orquestra tenham o mesmo sentimento. A Sala São Paulo é um templo da música por suas características e infraestrutura. Me sinto honrado em trabalhar com este grupo há 25 anos. Mesmo estando como secretário de Cultura, mantenho as atividades como regente e diretor artístico do grupo. Me lembro, no início das atividades que a professora Norma Capoani (ex-diretora de Cultura), disse certa vez, que tinha um sonho: ver a orquestra se apresentar na Sala São Paulo. Este sonho será realizado no dia 20 de março”, concluiu o secretário de Cultura.

Serviço:

Concertos Matinais na Sala São Paulo com a apresentação da Orquestra Municipal de Sopros, no dia 20 de março, às 11h. Ensaio aberto no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, nos dias 15 de março, às 19h00.

 

notícias relacionadas

Tags: sala, são, paulo, recebe, concerto, orquestra, municipal, sopros.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo