Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Projeto anuncia 22 estudantes de Lençóis Paulista e Macatuba selecionados para intercâmbio em Portugal
03/03/2022 14h40

Projeto anuncia 22 estudantes de Lençóis Paulista e Macatuba selecionados para intercâmbio em Portugal

Anúncio dos alunos selecionados para a fase Intercâmbio será feito durante a cerimônia no Teatro Municipal

Poder mergulhar na História não contada do Brasil, conhecendo outras narrativas que dão voz a questões e processos quase sempre invisibilizados no país. É dessa forma que o projeto “Era Uma Vez… Brasil” vem trabalhando com estudantes da rede pública de ensino de Lençóis Paulista e Macatuba (SP), e mais quatro cidades brasileiras: Belo Jardim (PE), Salvador, Mata de São João e Jacobina (BA). Em março, a iniciativa chega a uma de suas etapas mais aguardadas: o anúncio dos estudantes que farão o intercâmbio em Portugal. Serão 86 alunos de escolas públicas de todo país que passarão dez dias além-mar, refazendo os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil. Os intercambistas paulistas, 22 estudantes e dois professores do oitavo e nono ano de escolas públicas de Lençóis Paulista e Macatuba, serão conhecidos em um evento realizado nesta quinta-feira, 3, às 19h30, no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti. Além do anúncio dos viajantes, o “Era Uma Vez… Brasil” também fará o lançamento do livro de histórias em quadrinhos (HQs) “O Outro lado da História” e de 20 filmes curtas-metragens produzidos pelos estudantes durante o projeto.

Nesta quinta edição, o “Era uma Vez... Brasil” contou com mais de 1.500 inscritos na sua primeira etapa e traz como tema a colonização do Brasil e os principais impactos das transformações instituídas pelos portugueses na vida de pessoas invisibilizadas pela História clássica, especialmente no período em que a corte esteve em solo brasileiro. Na região, o projeto conta com a parceria das Prefeituras Municipais das duas cidades e o patrocínio fundamental da Lwart Soluções Ambientais. “Para a Lwart é sempre motivador fazer parte de projetos como o ‘Era uma Vez’, que vem em total sintonia com o nosso propósito, que é o de construir o amanhã, transformando o hoje. Acreditamos efetivamente na educação como um dos pilares de transformação social, e participar deste projeto só reforça nossos valores de solidez, empreendedorismo e valorização das pessoas”, destaca Carolina Rocha Tanese, Gerente de Comunicação e Marketing Institucional da Lwart.

Realizada em quatro etapas, a iniciativa é um programa de atividades educativas, artísticas e culturais que exalta a diversidade, pluralidade e ancestralidade da formação identitária histórica e cultural do Brasil, valorizando a perspectiva dos povos indígenas e africanos e trabalhando conceitos fundamentais como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo, ecossocialismo.

Intercâmbio

Serão dez dias em Portugal vivenciando experiências e refazendo os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. A viagem acontecerá no início de maio de 2022 e, além das visitas a pontos históricos, o grupo 86 adolescentes e 7 professores - todos vindos da rede pública de ensino -, visitará escolas e universidades de Lisboa e regiões próximas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores portugueses falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil. Os estudantes brasileiros irão ainda apresentar os produtos produzidos por eles durante as etapas do projeto: 20 curtas-metragens e o livro de histórias em quadrinhos (HQs) “O Outro lado da História”.

“Além do momento mais esperado pelos alunos, a viagem é também uma das etapas mais significativas do projeto. A vivência de estar em outro país, para a grande maioria deles, pela primeira vez, e conhecer um lado das suas origens, aprendendo sobre outra cultura, percorrendo caminhos que só viram nos livros e trocando conhecimento com outros jovens é uma experiência muito marcante para os estudantes”, destaca Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, realizadora do projeto.

Anúncio dos viajantes e lançamento de livro e filmes

O “Era Uma Vez… Brasil” fará o anúncio dos estudantes que viajarão para Portugal em eventos realizados de 3 a 19 de março nas cidades participantes. Nos eventos também serão lançados dois produtos resultantes desta quinta edição do projeto: o livro de HQs “O Outro lado da História”, que reúne 100 histórias em quadrinhos sobre História do Brasil escritas e ilustradas pelos estudantes participantes durante a primeira etapa do projeto. Além de 20 filmes curtas-metragens produzidos pelos alunos que avançaram para a terceira etapa, o Campus de Arte-Educação, realizado em janeiro deste ano. Os filmes foram desenvolvidos em equipe pelos jovens - do roteiro à filmagem, contando com auxílio de uma equipe especializada apenas para a edição.

 

notícias relacionadas

Tags: projeto, anuncia, estudantes, lençóis, paulista, macatuba, selecionados, para, intercâmbio, portugal.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo