Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Escola Maria Zélia inaugura biblioteca ecológica
18/10/2011 10h37

Escola Maria Zélia inaugura biblioteca ecológica

A EMEF Profª Maria Zélia Camargo Prandini, no Jardim Júlio Ferrari em Lençóis Paulista, inaugurou na manhã desta segunda-feira, dia 17, a Ecoteca “Cantinho do Saber”. Trata-se de uma biblioteca ecológica, cuja estrutura é feita a partir do reaproveitamento de caixas longa-vida e placas de madeira certificada da Duratex, empresa que patrocinou o projeto, com o incentivo do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Proac).

A Ecoteca tem acervo inicial de 500 obras, que engloba autores de literatura infanto-juvenil e adulta, nacional e estrangeira, com um espaço para contação de histórias e teatro de fantoches. O acervo também conta com livros-brinquedos, um atrativo ainda maior para as crianças mais novas.

Segundo Cassius Marcellus Zomignani, da área de consultoria legislativa da Duratex, essa inauguração também faz parte dos eventos comemorativos dos 60 anos da empresa. “Nós escolhemos Lençóis Paulista em função da sua tradição voltada à leitura. É a primeira Ecoteca que inauguramos e nossa ideia é levar essa iniciativa também para outras regiões do Estado de São Paulo”, comentou.

O projeto é concebido pelo Instituto Educare, que desde 2007 trabalha com a implantação das Ecotecas, as quais envolvem três importantes pilares do ensino: a educação formal, a educação ambiental e a leitura. “Fazer o livro chegar à mão de uma criança é algo muito importante. O país ainda lê muito pouco e um projeto como esse se justifica porque estimula a leitura”, disse Jonar Brasileiro, gerente executivo do Educare. “O conteúdo dos livros não é necessariamente enfocado em meio ambiente, mas a preocupação com esse tema hoje é tão grande, que em quase todas as obras ele é abordado pelos autores”, explica.

A prefeita Izabel Cristina Campanari Lorenzetti, o diretor de Educação, Luiz Eduardo Conti, e a diretora da escola, Sandra Cristina Sanches Peres, agradeceram a parceria firmada, que resultou na implantação da primeira Ecoteca de Lençóis.

“Juntando forças e com parcerias como essa temos muito a ganhar”, comentou a diretora Sandra. “É importante demais estimular a leitura, porque ela é essencial para a boa formação das nossas crianças. Agradeço muito por esse presente e tenho certeza de que ele será muito bem utilizado”, destacou Conti.

“Esta inauguração tem tudo a ver com a semana que iniciamos, já que também começamos hoje o nosso Festival do Livro, com muito agito cultural. Este momento é para ser festejado”, acrescentou a prefeita Bel Lorenzetti.

Confira a galeria de fotos do evento: clique aqui