Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / De 111 castrações agendadas para janeiro, 14% dos procedimentos foram cancelados porque tutores não levaram animais
15/02/2022 14h10

Na foto, a cachorra Pucca que deu à luz a sete filhotes; castrações evitam crias indesejadas e controlam população animal

Ao adotar um animal, o tutor deve colocar em prática uma série de atitudes e cuidados que contribuam para sua saúde e bem-estar. Este é um dos conceitos que norteiam a posse responsável, afinal, os animais devem ser tratados com carinho, respeito e dignidade. A atual administração montou uma estrutura para atender as demandas da causa animal no município com a criação do canil e gatil, o centro de atendimento veterinário, o programa Chip Animal, as feiras de adoção e programas de castração. Os procedimentos de castração são realizados pelo Centro de Atendimento Veterinário e durante os mutirões realizados pela Unidade Móvel de Castração. Porém, no mês de janeiro, dos 111 animais agendados para a realização do procedimento, a Coordenadoria registrou 16 ausências, ou seja, o agendamento foi feito pelo tutor, que não levou o animal na data agendada.

“A ausência do animal na data agendada para a realização do procedimento compromete todo o trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Proteção Animal. Mobilizamos toda a equipe, veterinários e pessoal de apoio, preparamos as instalações do Centro Veterinário. Toda essa preparação implica em custo para o município. Além disso, não conseguimos agendar outro animal para esta data”, pontua a coordenadora de Proteção Animal, Milena Montanholi Mileski. “Os tutores que realizaram o cadastro para a castração do animal, são contatados pela Coordenadoria que informa a data e o dia para a realização do procedimento. Se a Coordenadoria não conseguir falar com o tutor neste primeiro contato, realizamos uma nova tentativa em outro dia. Se não conseguirmos, cancelamos o cadastro para seguirmos com o atendimento de outros tutores que também efetuaram a solicitação. Para as pessoas que agendaram a castração e não levaram seus animais, a orientação é para que façam um novo cadastro. Neste caso, os tutores serão atendidos de acordo com a ordem do cadastro”, completa a coordenadora.

Serviço:

Para mais informações, orientações e agendamento de consultas, entre em contato com o Centro de Atendimento Veterinário pelo telefone 3264 8795 (fixo e whatsapp). Maus-tratos a cães e gatos é crime previsto pelo artigo 32 da Lei 9.605 com alteração da Lei 14.064/2020.

Dicas para uma posse responsável:

Oferecer alimento de qualidade, suprindo as necessidades nutricionais do animal; Vacinar e vermifugar de acordo com as orientações do médico veterinário;Prevenir e eliminar parasitas como pulgas ou carrapatos;Oferecer um alojamento compatível com seu porte;Manter o animal em local limpo e adequado;Prover abrigo para se proteger do sol ou da chuva;Realizar higiene periódica, de acordo com a necessidade do animal;Oferecer água limpa e fresca;Manter sempre limpas as vasilhas de água, comida e distantes do local onde o animal faz suas necessidades;Não manter o animal preso em correntes ou locais pequenos;Prover atividades físicas e de lazer ao animal;Não deixar o animal sair sozinho na rua;Não bater, agredir ou maltratar o animal;Castrar machos e fêmeas, contribuindo para a não superpopulação de animais, eReservar um tempo para dar atenção ao seu animal, seja brincando, dando carinho ou passeando.