Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Frente Solidária completa três anos, oferecendo trabalho, renda e qualificação profissional; programa foi ampliado e vai oferecer cinquenta vagas
15/02/2022 09h11

Na foto, integrnates do programa durante a apresentação do cronograma das aulas do curso de Auxiliar de Cabeleireiro (masculino e feminino) oferecido pelo Centro Municipal de Formação Profissional

Implantado em junho de 2019, durante o primeiro mandato do prefeito Anderson Prado, o Programa Frente Solidária foi ampliado e vai oferecer 50 vagas neste ano. Além da qualificação profissional, por meio de cursos, palestras e oficinas, o programa também oferece ocupação e renda às pessoas em situação de vulnerabilidade social e que atendam aos requisitos do programa. As pessoas selecionadas prestam serviços à Prefeitura, junto a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), por meio de serviços de varrição e limpeza das ruas nos bairros e centro da cidade. A SAMA disponibiliza equipamento de proteção, crachá e material para execução do serviço, como carrinhos, vassouras, enxadinhas e sacos de lixo. Elas recebem uma bolsa que pode chegar a até um salário-mínimo, se cumprirem todos os requisitos do programa. Já os cursos oferecidos durante a permanência das pessoas no programa também possibilitam a recolocação no mercado de trabalho, após o desligamento dos integrantes do programa.

O programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que também conta com a participação das Secretarias de Assistência Social, Recursos Humanos, Agricultura e Meio Ambiente e do Centro Municipal de Formação Profissional. Na quarta-feira, 9, os novos integrantes do programa participaram de uma integração e da primeira aula do curso de Auxiliar de Cabeleireiro (masculino e feminino), oferecido pelo Centro Municipal de Formação Profissional Prefeito Ideval Paccola. “Este programa busca restaurar a cidadania das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Ele (o programa) foi pensado para oferecer novas oportunidades de qualificação profissional, renda e trabalho. O Frente Solidária é um trabalho integrado e desenvolvido por várias secretarias da administração e vai beneficiar não apenas as pessoas que participam do programa, mas sobretudo, suas famílias. Esta é uma das características deste Governo, o olhar social, o atendimento aos que mais necessitam. O Frente Solidária superou nossas expectativas e foi ampliado para continuar levando dignidade, trabalho e qualificação às pessoas atendidas pelo programa”, destacou o prefeito Anderson Prado.

Critérios e inscrição

Há algumas exigências àqueles que procuram pelo programa, como ter no mínimo 18 anos de idade, estar desempregado há um ano ou mais, não ser aposentado, pensionista, beneficiário de seguro-desemprego ou qualquer programa assistencial equivalente, residir em Lençóis Paulista há no mínimo dois anos, possuir documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor. O programa não admitirá mais que um beneficiário por família. Para se inscrever, além de atender aos requisitos, é necessário que seja emitido Laudo e Declaração pela Secretaria de Assistência Social Municipal, portanto, o interessado deverá procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência.