Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura investe em novo caminhão com equipamento higienizador de contentores
10/02/2022 15h31

Prefeitura investe em novo caminhão com equipamento higienizador de contentores

Prefeitura adquiriu novo equipamento para a higienização dos contentores

A Prefeitura de Lençóis Paulista fez a aquisição de mais um caminhão equipado com um sistema higienizador de contentores. O processo de licitação já foi concluído e o equipamento deve entrar em operação no mês de março. O investimento é de mais de R$ 1,4 milhões. Este é o segundo caminhão com lavador de contêineres adquirido pela administração. O primeiro está em funcionamento desde junho do ano passado e realiza, em média, a higienização de 80 contentores por dia, ou 1.600 equipamentos por mês.

A aquisição do caminhão higienizador acontece num momento em que a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente registra um aumento de ocorrências relativas ao descarte irregular nos contentores do programa Coleta Certa. As reclamações envolvem principalmente a disposição do lixo doméstico. Muitas pessoas estão colocando os detritos orgânicos (lixo da pia e do banheiro) de suas casas direto nos contêineres, sem ensacar, o que provoca mau cheiro. A Secretaria também teve que a realizar a troca de contentores destruídos por causa do descarte de móveis, que é incompatível com a capacidade das lixeiras.

“Desde o ano passado nós disponibilizamos o caminhão com o higienizador de contentores para otimizar o serviço de limpeza e manutenção, e agora nós estamos investindo em mais um equipamento, que vai agilizar ainda mais o processo e dobrar nossa capacidade de higienização. Mas a conservação dos contentores depende em primeiro lugar da população. Por isso, mais uma vez, pedimos que as pessoas ensaquem o lixo da pia e do banheiro antes de colocar no conteiner e que só dispensem materiais leves. Para descarte de móveis velhos e outros inservíveis, existe um serviço específico”, lembrou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Licínio Offerni Neto.

“O caminhão higienizador é um equipamento com desempenho excelente e nós estamos investindo R$ 1,4 milhões para ampliar essa limpeza. Muita vezes a pessoa sai para trabalhar e nem percebe que o conteiner foi higienizado, pois é um processo muito rápido. O programa Coleta Certa foi maravilhoso para a cidade, pois possibilitou que a população colocasse o lixo na rua no momento que fosse mais conveniente, sem que esse lixo ficasse a céu aberto. Mas o cidadão precisa fazer o descarte corretamente. Antes de depositarnos contentores, você tem que ensacar os materiais orgânicos e o lixo do banheiro”, reforçou o prefeito Anderson Prado.

COMO FUNCIONA O CAMINHÃO

O caminhão lavador de contêineres é equipado com três tanques reservatórios. Dois tanques localizados nas extremidades, com capacidade para dois mil litros cada, são abastecidos para fazer a lavagem interna, externa e até mesmo das rodas dos contentores, enquanto um terceiro tanque central recebe a água de retorno, para evitar o derramamento nas ruas. Tudo é feito seguindo os protocolos ambientais. O caminhão é abastecido na usina de reciclagem e a água de retorno descartada no aterro. A higiene é feita por meio de jato d'água, o que também representa grande economia e eficiência na lavagem. Com o caminhão, a limpeza de um contentor utiliza aproximadamente dois litros de água.

SOBRE O PROGRAMA COLETA CERTA

O Programa Coleta Certa começou a ser implantado, de forma gradativa, em abril de 2019 e no ano passado chegou a 100% da área urbana, ao distrito de Alfredo Guedes e ao Distrito Empresarial. A Prefeitura disponibilizou contêineres em toda a cidade para que a população pudesse fazer o descarte do lixo doméstico e mesmo dos materiais recicláveis, no horário que fosse mais conveniente, sem que esse lixo ficasse exposto na rua. Tudo começa com a separação dos resíduos em casa.

- O lixo orgânico (restos de alimentos, geralmente depositados no lixo da cozinha, como papel toalha, lenços de papel, papel engordurado e resíduos de banheiro) deve ser ensacado e colocado no contentor AZUL. Sempre feche a tampa do contentor com cuidado após depositar o lixo.

- Já o contentor VERDE é destinado a materiais recicláveis (plásticos, garrafas pet, sacos, cano PVC, brinquedos, embalagens e copos; papéis, como papelão, cadernos, revistas, jornais, tetra park, cartolinas, folhetos e caixas; vidros, como frascos, potes, garrafas e copos; e metais, como canos, chapas, enlatados, latas, tampas e panelas), a orientação é que as pessoas lavem recipientes como caixinhas de leite, potes e latas de alimentos antes de dispensá-los, para maior aproveitamento dos catadores).

- Nunca jogue as cinzas da churrasqueira no contentor, nem bitucas de cigarro, pois podem incendiar o contêiner. O descarte de inservíveis como móveis velhos também danifica os contentores. Você pode denunciar o descarte irregular pelo whats app do Cidade 10 (3269-7010) ou através do aplicativo e-Cidadao. Já a coleta de inservíveis acontece às terças e quintas e pode ser agendada na SAMA, pelo telefone 3269-7054.

- Se presenciar algum ato de vandalismo contra os contentores, comunique a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo whatsapp (14) 99819.4934.