Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / NOTA DE PESAR
07/02/2022 14h31

NOTA DE PESAR

Com pesar, a Prefeitura de Lençóis Paulista registra o falecimento da escritora Aletície Moretto Bottan, no dia 3 de fevereiro, aos 98 anos, no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Caetano do Sul. Nascida em Lençóis Paulista no dia 1º de fevereiro de 1924, no Sítio Cachoeirinha, Aletície é filha de Antônio Moretto e Dolores Martins Moretto.

“Celebrar a história de quem transformou vidas sempre foi importante para mim. Infelizmente, não pude conhecê-la, pessoalmente, devido à pandemia, no entanto, registro o meu pesar e também exalto sua história de vida que muito honra a brava gente lençoense. Que Deus proteja, abençoe e conforte aos amigos e aos familiares. Sempre”, declarou o prefeito Anderson Prado.

Cresceu amando poesias e concluiu o curso primário na Escola Esperança de Oliveira. Casou-se no dia 12 de outubro de 1.944 com Victório Américo Bottan (em memória), também lençoense e filho de imigrantes italianos. Permaneceu durante muitos anos em Lençóis Paulista, trabalhando, educando e cuidando com muito amor e orgulho de seus seis filhos Arnaldo, Nelson, Sônia Maria, Pedro Luís (em memória), Paulo Sérgio e Adriano. É uma das escritoras homenageadas integrando a Galeria de Escritores instalada no Espaço Cultural Cidade do Livro. Autora do livro “Entrando no Mundo da Poesia”, Aletície participou de inúmeros eventos culturais e literários em Lençóis Paulista. Participou de concursos lençoenses como o Prêmio Horácio Moretto e de eventos ligados à Biblioteca Municipal Orígenes Lessa.

Mudou em 1970, para São Caetano do Sul. Mesmo longe de sua cidade natal, continuou participando e representando Lençóis Paulista em inúmeros concursos de poesia e literatura. Em 2002, participou da Bienal do Livro, em São Paulo, com seu livro “Entrando no Mundo da Poesia”.

Escritora, dona de casa, mãe, Aletície Moretto Bottan faleceu em São Caetano do Sul, em plena lucidez. Avó de 15 netos e 11 bisnetos, deixou um legado de amor à cultura, aos livros e à sua cidade.