Lençóis Paulista, 17 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura inicia nova etapa das obras na Padre Salústio
04/02/2022 15h24

Prefeitura inicia nova etapa das obras na Padre Salústio

Rede de galerias será substituída por sistema mais eficiente

A Prefeitura de Lençóis Paulista inicia na segunda-feira, 7 de fevereiro, uma nova etapa das obras para a reconstrução das galerias pluviais na avenida Padre Salústio Rodrigues Machado e rua Guaianazes. Com a chegada dos tubos de concreto, será inicia a substituição da rede antiga de galerias pela nova. Por questões de segurança, a ponte da Cachoeirinha fica interditada a partir de segunda. As mudanças estão amplamente sinalizadas para evitar acidentes.

As galerias da avenida Padre Salústio e rua Guaianazes sofreram com o impacto das fortes chuvas registradas no final do ano e o asfalto cedeu em diversos pontos. O sistema de drenagem naquela região era muito antigo e estava em processo de erosão. A obra que tem início na próxima segunda-feira irá reconstituir 670 metros de galerias, num trecho que começa na altura da rua Ignácio Anselmo, passa pela rotária de acesso à avenida Olavo Bilac, e segue pela rua Guaianazes até a altura da rua Antonio Brandi (antes da ponte da Cachoeirinha). A previsão para conclusão dos trabalhos é de três meses.

“Entendemos que trata-se de uma obra que vai mexer com a rotina de muitos de lençoenses, por isso, determinei que ela seja realizada no menor tempo possível. A rua Guaianazes é uma via que faz a interligação entre vários bairros. Entretanto, estamos investindo num sistema mais moderno e duradouro de drenagem, que vai garantir segurança e resolver definitivamente os problemas enfrentados nos períodos críticos de chuva para aquela região. Nós estamos realizando o videomonitoramento em toda a cidade e vamos implantar rede de galerias em outros pontos que estiveram prejudicados por causa da enxurrada”, lembrou o prefeito Anderson Prado.

A nova tubulação que será instalada está dimensionada para receber a contribuição de águas que escoa desde a Rua 28 de Abril. A tubulação em concreto estará dimensionada de maneira que a velocidade das águas no conduto seja diminuída, preservando o sistema de drenagem e a vida útil da rede.

“Nós vamos receber os tubos de concreto já nesta sexta-feira e se o tempo colaborar os trabalhos devem seguir na segunda-feira. Lembramos que é um processo cheio de desafios para a engenharia e a chuva impossibilita a escavação e instalação da tubulação. Entretanto, a proposta é concluir no menor tempo hábil possível, conforme determinação do prefeito”, completou o secretário de Obras Emanuel Fidelis Serutti.

VEJA QUAIS VIAS ESTÃO INTERDITADAS

- A avenida Padre Salústio Rodrigues Machado está interditada a partir do cruzamento com a rua Inácio Anselmo até a rotatória com a avenida Olavo Bilac (no sentido Centro-Bairro). Para facilitar o acesso ao supermercado, posto de gasolina, banco e demais estabelecimentos da região, uma das faixas da avenida Olavo Bilac foi liberada nos dois sentidos, no trecho compreendido entre a Rua Santo Antonio e a rotatória (foto). O acesso à Padre Salústio pela avenida Olavo Bilac (sentido Bairro-Centro), saindo da rotatória da Facilpa, continua interditado.

- Para garantir maior fluidez, a rua Coronel Joaquim Anselmo Martins (rua do Teatro), que é de mão única, foi liberada nos dois sentidos, no trecho compreendido entre a Rua Santo Antonio e a rua Guadalajara.

- Já a Rua Guaianazes está interditada a partir do cruzamento com a Rua Tibiriçá (nos dois sentidos), passando pela avenida Olavo Bilac, até o cruzamento com a rua Santos Dummont. A partir de segunda-feira, a interdição será ampliada até a ponte da Cachoeirinha. Os motoristas devem utilizar as demais pontes para acessar os bairros da região;