Lençóis Paulista, 16 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Educação Ambiental é pauta da 156ª reunião do Comdema
03/02/2022 10h00

Educação Ambiental é pauta da 156ª reunião do Comdema

No último encontro, representantes discutiram a retomada de ações de educação ambiental

A última reunião do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) teve como principal assunto da pauta a apresentação das demandas de Educação Ambiental para o ano de 2022, abrangendo as atividades formais, que envolvem o público escolar, e não-formal, voltado às ações comunitárias. O encontro no dia 25 de janeiro, na sede do Centro Municipal de Formação Municipal (CMFP).

A reunião foi conduzida pela presidente e representante do SAAE, Milena Guirado Coneglian, e a apresentação do tema da pauta foi realizada pelo secretário-executivo do Comdema, Helton Damacena de Souza, também servidor público da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) e interlocutor do Programa Município Verde Azul. Todo o contexto tem como base a Lei Municipal nº4989/2017 que "institui o Programa Municipal de Educação Ambiental" e apresenta a estrutura fundamental o programa. Além da legislação, comissão de educação ambiental, princípios da transversalidade, participação social e ações de educação ambiental das diretivas do Programa Município Verde Azul. A participação dos conselheiros do Comdema em todo processo faz parte das atribuições, conforme regimento interno do Comdema.

Os membros puderam conhecer os programas existentes. Devido à pandemia por Covid-19, o trabalho foi realizado via sistema remoto, com vídeo-palestras disponibilizadas no canal do Youtube da Prefeitura, e também presencial, obedecendo os protocolos sanitários. Também foi discutido planejamento para o ano 2022, que será ainda apresentado à Secretaria de Educação e à Comissão Municipal de Educação Ambiental ainda no mês de fevereiro. As ações devem ter início a partir de março.

Participaram da reunião representando órgãos públicos: Helton Damacena de Souza, Fábio José Esguícero e Marcos Antonio Nogueira Branco (Prefeitura); Wagner Boso (CATI); Eduardo de Almeida Silva (Legislativo); Milena Guirado Coneglian (SAAE). Representando a Sociedade Civil participaram: Henrique de Oliveira Lima e Murilo Olyntho Machado (profissionais liberais); Wagner Flausino Lopes (Associação de bairros). A próxima reunião mensal está prevista para o dia 22 de fevereiro e deverá ser trabalhada a temática da arborização urbana.