Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Unidades de saúde voltam a realizar Papanicolau por livre demanda; atendimento será às quartas Feiras, das 17h às 20h
02/02/2022 07h40

Unidades de saúde voltam a realizar Papanicolau por livre demanda; atendimento será às quartas-feiras, das 17h às 20h

RAIS Mulher e unidades de saúde vão atender às quartas-feiras para realização do Papanicolau

As unidades de saúde de Lençóis Paulista, incluindo o RAIS Mulher, voltam a realizar a coleta de Papanicolau por livre demanda, com atendimento às quartas-feiras, das 17h às 20h, a partir do dia 2 de fevereiro. As exceções são a UBS do Jardim Ubirama, que neste horário realiza a vacinação contra a Covid-19 e a ESF de Alfredo Guedes, que faz o exame por agendamento. Cada unidade tem capacidade para atender 15 pacientes por dia.

O exame citopatológico do colo do útero faz uma inspeção nas células do colo do útero na intenção de prevenir ou descobrir previamente um possível câncer na região do útero. Através do Papanicolau também é possível identificar algumas doenças sexualmente transmissíveis. A campanha busca atender mulheres entre 24 e 64 anos, ou com vida sexual ativa. Com resultados normais, o exame poderá ser realizado uma vez a cada 2 anos. Após dois exames sem alterações é indicado um exame a cada 3 anos.

ORIENTAÇÕES ANTES DO EXAME:

- Não estar menstruada para realizar o exame, devendo haver um intervalo de cinco dias antes ou após a menstruação.

- Não esquecer o RG, CPF e Cartão do Cidadão;

- Não realizar exame quando estiver usando cremes vaginais, devendo aguardar 5 dias após cessar a utilização;

- Não manter relações sexuais 3 dias antes do exame;

- Evitar duchas íntimas 3 dias antes do exame.