Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Mais de 3.500 mil animais já receberam microchip
24/01/2022 09h02

Mais de 3.500 mil animais já receberam microchip

O mascote da Secretaria Jack e sua coleira de identificação

O programa ChipAnimal totalizou nesta semana, a implantação do dispositivo em mais de 3,5 mil animais. Criado em agosto de 2019, para incentivar o controle populacional de cães e gatos, principalmente na área urbana, a posse responsável e evitar os maus-tratos e o abandono de animais, o programa contempla a aplicação de um microchip do tamanho de um grão de arroz na escápula do animal, no caso cães e gatos. Todos os animais castrados e resgatados pela Coordenadoria de Proteção Animal recebem o microchip.

O microchip é uma forma de identificação dos animais. Todo tutor é orientado a colocar a medalha com o código de QRCode na coleira do animal. Dessa forma, caso o animal tenha acesso à rua, qualquer pessoa, usando um APP de leitura de QRcode no seu celular pode identificar o tutor de seu animal e devolvê-lo.

“Temos mais de 3.000 animais microchipados em Lençóis Paulista. Se você encontrar um animal com a medalhinha na coleira, passe o App de leitura de QRcode e devolva o animal em segurança para seu tutor”, explicou a coordenadora de Proteção Animal, Milena Montanholi Mileski.

Se o animal foi encontrado na rua depois de chipado, a Prefeitura terá condições de identificar o proprietário e aplicar as medidas legais que já estão previstas na Lei de Maus Tratos e Abandono.

“Esse programa é importantíssimo para a saúde pública, porque animais abandonados nas ruas podem contrair e transmitir doenças graves como raiva entre outras, como também para incentivar a posse responsável e evitar assim os maus-tratos contra os bichinhos que são indefesos. É importante salientar também que a criação do Programa Chip Animal faz parte do compromisso que esta gestão municipal tem com a política da causa animal, tanto que assim que assumimos já criamos a Coordenadoria de Proteção Animal, para desenvolver ação exclusivamente para essa área”, lembrou o prefeito Anderson Prado.

A chipagem é feita por etapas. Inicialmente a primeira etapa do programa está atendendo os animais errantes, recolhidos pelo canil e gatil municipal e os animais que passam pelo serviço de castração municipal. A chipagem dos demais animais será feita gradativamente.