Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Preservação da fauna e arborização são pautas da reunião do Comdema
20/01/2022 11h00

Preservação da fauna e arborização são pautas da reunião do Comdema

Próxima reunião será no dia 25

Os membros do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) encerraram o ano discutindo assuntos como a proteção da fauna na área urbana e a arborização. O último encontro de 2021 ocorreu em 21 de dezembro, no Centro Municipal de Formação Profissional e o próxima será no dia 25 de janeiro, terça-feira.

Inicialmente a presidente do Comdema, Milena Guirado Coneglian, expôs o regimento interno do Comdema e política municipal do meio ambiente aos membros presentes, sendo importante enaltecer as regras de participação e atuação dos membros titulares e suplentes, bem como também comentou sobre documentos e expedientes.

Em seguida foram abordados temas relevantes como por exemplo as medidas de proteção à avifauna, para evitar impacto das aves em prédios que apresentam paredes espelhadas ou de vidro, tendo como referência a legislação de outros municípios sobre o assunto.

Também foram apresentados casos de árvore que estão em risco, localizadas na avenida José Antonio Lorenzetti e no calçamento do Cemitério Municipal "Alcides Francisco", para parecer do Comdema sobre necessidade de remoção, devido a danos na estrutura e infestação por cupins, conforme demandas encaminhadas por munícipes à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Casos mais específicos, que envolvem arborização e revitalização de avenidas, poderão ser tratados especificamente em reuniões extraordinárias, de acordo com necessidade.

Ao final foram comentadas as premiações que Lençóis Paulista recebeu da organização do Programa Município Verde Azul, em evento ocorrido em São José do Rio Preto no dia 16 de dezembro de 2021. Lençóis Paulista recebeu maior número de votos na região do Médio-Tietê nas categorais "Equipe Articulada" e “Interlocutor”, pelo trabalho desenvolvido pelo servidor Helton Damacena de Souza. O Comdema é de fundamental importância, sendo uma das diretivas previstas na Resolução 81/2021 do Programa Município Verde Azul.

Participaram da reunião representando órgãos públicos, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Licínio Offerni Neto, o secretário-executivo do Comdema, Helton Damacena de Souza, Fábio José Eguícero e Marcos Antonio Nogueira Branco (Prefeitura); Gerson Adair Dutra Bocardo (CATI); Milena Guirado Coneglian (SAAE); Eduardo de Almeida Silva e Antonio Severo Santos Filho (Legislativo). Representando a sociedade civil, participaram: Luiz Carlos Ribeiro Gallego (Rotary); Henrique de Oliveira Lima e Murilo Olyntho Machao (Profissionais Liberais); Wagner Flausino Lopes (Associação de bairros) e Diusaléia Oliver (entidades do 3º setor). As reuniões ocorrem mensalmente e são abertas à participação popular.