Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeito Anderson Prado determina reparos imediatos e destina R$ 3 milhões para investimentos em drenagem urbana
18/01/2022 17h12

Galerias serão reconstruídas para suportar água da chuva

Após os danos causados pelas chuvas em vias de grande circulação, como a rua Guaianazes e a avenida Padre Salústio Rodrigues Machado, o prefeito Anderson Prado determinou o reparo imediato e já solicitou uma reserva de R$ 3 milhões para investimento na drenagem urbana dos pontos atingidos.

“Nós estamos no período crítico das chuvas e o que nós estamos vendo em ruas como a Dante Andreoli, a Guaianazes, e também na avenida Padre Salústio Rodrigues Machado, é resultado dos 210 milímetros de chuva que caíram de forma torrencial entre os dias 28 e 30 de dezembro e das chuvas do começo deste ano. Vamos fazer nessas vias o que foi feito em outros bairros que tinham problema com enxurradas e alagamentos, para resolução definitiva do problema. Quero avisar as pessoas que residem ou trabalham naquela região, que nós estamos empenhados em resolver o problema definitivamente”, lembrou o prefeito.

Desde o final do ano foram registrados diversos incidentes envolvendo a ruptura do asfalto num perímetro compreendido entre as ruas Guaianazes, Olavo Bilac e a avenida Padre Salústio Machado. Diversos pontos estão interditados por questões de segurança (Veja abaixo).

Hoje, as equipes da Secretaria de Obras e de uma empresa especializada fizeram uma inspeção das vias nos pontos de afundamento e nas proximidades. De acordo com o secretário de Obras, Emanuel Fidelis Serutti, a inspeção preliminar apontou a necessidade de reconstrução das galerias na extensão da rua Guaianazes, na altura do cruzamento com a rua Antonio Brandi, até a rotatória do Supermercado Jaú Serve, onde cruza com a avenida Olavo Bilac.

“As galerias são muito antigas e estão em processo de erosão. A nova tubulação que será instalada está dimensionada para receber a contribuição de águas que escoa desde a Rua 28 de Abril. A tubulação em concreto estará dimensionada de maneira que a velocidade das águas no conduto seja diminuída, preservando o sistema de drenagem e a vida útil”, explicou. Como trata-se de obra emergencial, o início será imediato.

As equipes da Prefeitura continuarão a inspeção de outros pontos de ruptura e também fazendo o monitoramento durante o período crítico de chuvas.

VEJA QUAIS RUAS ESTÃO INTERDITADAS

Na avenida Padre Salústio Rodrigues Machado, a interdição é no sentido Centro-Bairro, começando no cruzamento com a rua Inácio Anselmo até a rotatória do Jaú Serve (o acesso ao supermercado continua liberado). O acesso à Padre Salústio pela avenida Olavo Bilac (sentido Bairro-Centro), saindo da rotatória da Facilpa, está interditado por questões de segurança.

Já a Rua Guaianazes está interditada a partir do cruzamento com a Rua Tibiriçá (nos dois sentidos), passando pela avenida Olavo Bilac, até o cruzamento com a rua Santos Dummont.