Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 27 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeito Anderson Prado recebe o artesão lençoense Cristiano Evangelista
14/01/2022 08h00

Prefeito Anderson Prado recebe o artesão lençoense Cristiano Evangelista

Artesão foi um dos expositores durante a Feira de Natal

O prefeito Anderson Prado recebeu o artesão lençoense Cristiano Evangelista, em seu Gabinete, na manhã desta quinta-feira, 13 de janeiro. Especialista em 'arte com sucata', ele foi um dos expositores na Feira de Natal – Artesanato & Economia Criativa, realizada pela Secretaria de Turismo durante o mês de dezembro.

“Foi durante a Feira que vi pela primeira vez o trabalho do Cristiano, com peças muito bonitas e originais, e agora tive a oportunidade de recebê-lo e saber mais sobre esse trabalho. Valorizar o artesanato é investir na geração de emprego e renda e fomentar o turismo, mas também é uma forma de destacar os artistas locais”, reforçou o prefeito.

Cristiano Evangelista é mecânico e começou a atividade de artesão há aproximadamente cinco anos, como um hobby. “Eu trabalho em oficina com o meu pai desde os 12 anos e sempre tive contato com as peças, os parafusos descartados. Ficava observando, imaginando que aquele material poderia ser algo mais. Num evento de carros antigos, vi uma exposição de um artista que usava materiais diversos, e me chamou a atenção. Foi então que comecei a soldar algumas peças e surgiu uma bateria. Aquele trabalho foi muito elogiado pelos meus familiares e pelos meus amigos e desde então não parei”, explica.

Em um ano de trabalho ele já havia produzido cerca de 50 peças. Com o apoio da esposa Elaine, resolveu também expor num evento de carros antigos. Vendeu 16 peças. Então começou a busca por informações para profissionalização da atividade. Embora ainda seja uma segunda atividade, hoje ele está registrado na Sutaco (Entidade que coordena o artesanato no Estado de São Paulo), no Programa do Artesanato Brasileiro e faz parte do Grupo de Artesãos Lençoenses.

As peças produzidas por Cristiano são variadas, originais e carregam um pouco da história e tradição dos lençoenses. Um dos trabalhos mais autorais é um tabuleiro de xadrez feito a partir do reaproveitamento de peças de moto. As peças são inspiradas em personalidades lençoenses. O Rei é Orígenes Lessa. Já o bispo é uma homenagem a Dom Carlos José de Oliveira, pároco do Santuário Nossa Senhora da Piedade por mais de duas décadas, que em 2018 foi nomeado pelo Papa Francisco, bispo para a Diocese de Apucarana (PR).

É possível conhecer mais sobre o trabalho pelo Instagram @metalretroo ou Facebook @MetalRetroLP

 

notícias relacionadas

Tags: prefeito, anderson, prado, recebe, artesão, lençoense, cristiano, evangelista.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo