Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Feira de Natal movimentou economia lençoense
05/01/2022 10h45

Feira de Natal movimentou economia lençoense

A primeira edição da Feira de Natal – Artesanato & Economia Criativa de Lençóis Paulista, realizada na Praça Comendador José Zillo (Concha Acústica) entre os dias 6 e 23 de dezembro, marcou a retomada da economia do segmento e foi sucesso no município. O evento, organizado pela Secretaria de Turismo (SETUR), contou com a participação de 30 artesãos e trabalhadores manuais lençoenses cadastrados, que produzem diversos tipos de produtos utilitários, decorativos e alimentos artesanais.

A feira priorizou o artesão lençoense, mas atraiu olhares de artesãos da região, que contataram a Secretaria de Turismo, desejando expor também seus produtos. Consumidores da região também buscaram realizar suas compras, mesmo que à distância, devido à repercussão e alcance obtido com a divulgação realizada. Após balanço realizado pela SETUR, o evento movimentou mais de R$ 20 mil com a venda de cerca de 1.000 produtos dos expositores da cidade. “Este ano o artesão contou com uma melhor estrutura para expor e comercializar os seus produtos de maneira organizada. Os resultados obtidos mostram o quanto a Feira de Natal foi um sucesso. A ação contribuiu para a movimentação da economia lençoense, geração de renda e divulgação dos trabalhos manuais dos artesãos e pequenos empreendedores, assim como criou um novo atrativo turístico local. Para se ter ideia da repercussão do evento, recebemos o contato de artesãos da região que queriam expor na feira e também de consumidores moradores de outros municípios que buscaram realizar as compras mesmo que à distância”, comemorou a secretária de Turismo, Joelma de Andrade Taioque.

O artista plástico e mestre artesão Antônio Marcos da Silva já participa de feiras locais há algum tempo e desenvolve arte sustentável produzindo esculturas em papel. “A feira foi ótima, a estrutura montada foi excelente. Mais que os resultados de vendas, nos trouxe visibilidade e oportunidade para que tenhamos um esforço digno”. Atuante na confecção de saboaria artesanal, Vanessa Rodrigues participou da feira pela primeira vez. “Participar dessa feira trouxe uma realidade que a tanto tempo sonhava. Pude expor, demonstrar e vender meu trabalho em minha cidade. Só tenho a agradecer”.

Filomena Gonçalves, artesã que desenvolve trabalhos em crochê e também participa pela primeira vez de feira diz que a experiência foi maravilhosa. “Pude expor meus trabalhos para serem mais conhecidos. As pessoas que visitaram ficaram surpresas com o tanto de variedade que foi apresentado. Gostei muito de ter feito parte desse novo projeto.”A Feira de Natal – Artesanato & Economia Criativa foi promovida pela Secretaria de Turismo e contou com apoio das Secretarias de Cultura, Motomecanização, Suprimentos e Licitação e do Centro Municipal de Formação Profissional. O evento seguiu os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, com todos fazendo uso de máscara de proteção facial, assim como a disposição de álcool gel em todas as bancadas para uso dos artesãos e visitantes.