Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura faz rebaixamento do Lago da Prata como forma de prevenção a enchentes
28/12/2021 16h34

Rebaixamento do Lago é medida preventiva contra enchentes

Foi realizado nesta terça-feira, 28 de dezembro, o rebaixamento do Lago Prata. O objetivo é prevenir o impacto no período de mais chuvas, de janeiro a março, e reduzir o risco de enchentes e alagamentos, conforme orientação técnica do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis. Os trabalhos foram concluídos pela equipe da Secretaria de Motomecanização e pela Comissão Municipal de Defesa Civil.

O presidente da Defesa Civil, sargento PM da Reserva do Corpo de Bombeiros, Gerson Gomes dos Santos, explicou que a retirada das lâminas de contenção possibilita que o volume de água que escoa do Córrego da Prata para o Rio Lençóis seja reduzido, evitando um estrangulamento do Rio Lençóis próximo ao Jardim Primavera, dando mais fluidez ao rio, evitando sua elevação no Centro da cidade. “Esta ação arrefece o impacto do volume de água no córrego e seus afluentes. É um procedimento importante, que vem sendo realizado desde 2017, conforme orientação técnica. Tudo que realizamos no sentido de prevenir novas enchentes sempre segue recomendações técnicas”, reforçou.

Ao todo, 14 represas que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis devem ser rebaixadas, conforme orientação técnica do Comitê Gestor. Além do Lago da Prata, outras setes represas localizadas na zona rural de Lençóis, três em Borebi e três em Macatuba passarão pelo procedimento. Esta ação, também conforme aconteceu em anos anteriores, será realizada pelos proprietários rurais e fiscalizada pela Defesa Civil. Na prática, essas represas servem como piscinões, pois vão receber a água das chuvas e evitar que elas cheguem de uma só vez aos rios e córregos da região.

AÇÕES DURANTE O PERÍODO CRÍTICO

O rebaixamento das represas abre o calendário operacional para ações preventivas em relação ao período de chuvas. O período crítico, quando as chuvas devem ser mais intensas, foi definido pela equipe técnica de 28 de dezembro de 2021 a 31 de março de 2022.

Durante esses meses é feito um monitoramento pluviométrico intenso pela Defesa Civil. As equipes das secretarias municipais, Polícia Militar, serviços de saúde, Corpo de Bombeiros, entre outros agentes envolvidos, adotam protocolos para atendimento imediato no caso de alguma intercorrência.

Ainda como medida preventiva, Membros da Defesa Civil de Lençóis Paulista, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU e servidores, realizaram um simulado de uma situação de enchente na Vila Contente, no dia 8 de dezembro. Segundo o presidente da Defesa Civil, esta ação serviu para medir o tempo de resposta e testar os procedimentos, a logística e o trabalho articulado das equipes designadas para o atendimento de uma situação de inundação. Esta ação também é realizada desde 2017 e vem sendo aprimorada desde então.