Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prado recebe visita de alunos, professores e gestores da Escola Leonina Alves Coneglian
23/12/2021 14h17

Na foto, o professor Divino, os alunos Giovani e Pedro, a Diretora da escola, Carla Angelici, prefeito Anderson Prado, professora Ivana e o professor Leandro

O prefeito Anderson Prado recebeu em seu Gabinete, nesta quarta-feira 22, alunos, professores e gestores da escola estadual Prof. Leonina Alves Coneglian. Eles apresentaram o resultado de um projeto desenvolvido durante o segundo semestre de 2021: uma proposta de revitalização da área que fica no entorno da antiga Destilaria Central. Participaram do encontro a diretora da unidade, Carla Angelici, os professores Divino Aparecido Cruz, Ivana Carvalho, Leandro Paschoarelli, e os alunos do primeiro ano do Ensino Médio, Giovani Giacometti e Pedro Alves Ribeiro, representando os estudantes.

“Estou muito feliz e orgulhoso como a equipe da escola Leonina conseguiu desenvolver as disciplinas do currículo escolar de forma tão responsável, envolvendo os alunos com a história da cidade e às demandas da comunidade. Num momento tão difícil para a Educação, em que o papel do professor foi tão questionado, a escola Leonina, tão importante para a comunidade, entrega este projeto surpreendente e maravilhoso”, destacou o prefeito.

O projeto de revitalização da área da antiga destilaria é resultado da disciplina eletiva “Reconstruindo o Espaço Urbano”, que faz parte da grade do Novo Ensino Médio, e foi elaborada pelos professores Divino (matemática) e Leandro Paschoarelli (história). “A estratégia foi apresentar o campo do Urbanismo e Engenharia Civil aos estudantes das turmas, pois muitos deles demonstraram interesse em atuar nessas áreas profissionais na vida adulta, durante dinâmicas realizadas na escola. Assim, procuramos desenvolver conceitos fundamentais dessas áreas, como gestão de cidades, história dos lugares, cálculo, geometria e física aplicada, analisando um espaço nas proximidades da escola, que desperta a curiosidade dos alunos pela sua imponência na paisagem do bairro e falta de referências”, explicou o professor Leandro. Os estudantes foram incentivados a buscar as referências históricas da antiga destilaria, em acervos públicos como a Biblioteca Orígenes Lessa e o Espaço Cultural.

Os resultados práticos do projeto foram a elaboração de uma maquete física, em escala, que pode ser visitada na escola, e também uma maquete virtual, montada por meio de um jogo de videogame, definindo novas funcionalidades para a área, com um “Centro Cultural” e um “Centro de Práticas Esportivas”.

Segundo a direção da escola, o trabalho está se desdobrando num relato científico, que deverá ser concluído até fevereiro do próximo ano, e posteriormente protocolado na Prefeitura.

Veja mais sobre o projeto nas redes sociais da escola: Facebook: @E.E.Profa.LeoninaAlvesConeglian e Instagram: @leonina_coneglian