Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / 100% LED
21/12/2021 11h29

100% LED

Projeto vai substituir lâmpadas de Lençóis Paulista por LED totalizando 10 mil pontos de luz

O prefeito Anderson Prado recebeu na sexta-feira, 17, o superintendente Executivo de Governo da Caixa Econômica Federal (CEF), José Orlando Garla, para a formalização e assinatura de operação de crédito, por meio do programa FINISA, visando a modernização da iluminação pública em Lençóis Paulista. Também participaram do encontro, o gerente de Carteira Pessoa Jurídica Pública, André Roberto Sabela, o gerente da agência Lençóis Paulista da CEF, Edson Jesus Camargo e o secretário de Finanças, Júlio Antonio Gonçalves. A operação de crédito foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo Executivo por meio da Lei Municipal 5496 de 04 de novembro.

O projeto para a modernização do parque de iluminação prevê a troca de 10 mil pontos (lâmpadas de sódio, mercúrio e metálico) por lâmpadas de tecnologia LED, com investimentos da ordem de R$ 8.553.954,80. As luminárias de LED serão instaladas com potência adequada para cada logradouro de acordo com o tipo de utilização, considerando também a expansão com a instalação em pontos que não possuem iluminação. Deste total, R$ 6,8 milhões serão liberados pela Caixa Econômica Federal, via financiamento. O município vai investir mais R$ 1.753.954,80 com recursos de seu orçamento para a execução do projeto. Com a assinatura da operação de crédito, o município abre em janeiro de 2022, o processo de licitação para contratação da empresa responsável pela execução dos serviços.

Economia e sustentabilidade

O financiamento liberado pela Caixa Econômica Federal foi contratado com prazo de 120 meses para quitação. A economia gerada com a substituição das luminárias fluorescentes por lâmpadas de LED é um benefício a curto prazo. Atualmente a despesa mensal da Prefeitura com iluminação pública ficou em torno de R$ 295 mil no mês de junho de 2021. Esses valores são custeados com a Contribuição de Iluminação Pública (CIP). Porém, o valor arrecadado com a taxa é insuficiente para cobrir a despesa e o município realiza aportes mensais para compensar os valores, em aproximadamente R$ 45 mil. Com a implantação da tecnologia de LED, a estimativa é que a despesa mensal com iluminação pública reduza para menos de R$ 180 mil mensais.

“Com a diminuição no consumo, já a partir da implementação do projeto, haverá redução de recursos orçamentários e financeiros, permitindo estimar que os valores arrecadados com a CIP e os valores do aporte já previstos em orçamento, sejam suficientes para pagar tanto a conta de energia quanto a parcela do financiamento”, explica o secretário de Finanças, Júlio Gonçalves. “Além da redução consumo de energia e dos custos por conta da economia gerada pela troca de lâmpadas convencionais por iluminação LED, o projeto de modernização vai beneficiar os espaços públicos, que vão ganhar um sistema de iluminação mais eficiente. As vias que vão receber as luminárias com tecnologia LED também vão levar mais segurança aos veículos que trafegam no período noturno. As luminárias também possuem um tempo de vida útil maior, o que também vai contribuir para diminuir os custos com a reposição e substituição dos conjuntos”, pontua o secretário de Planejamento e Urbanismo, Anderson Silva Buratto.

Para o prefeito Anderson Prado “A utilização da tecnologia LED vai modernizar a infraestrutura urbana, possibilitando a eficiência energética com foco na sustentabilidade, um dos compromissos desse governo. Além da modernização do parque de iluminação, o uso desta tecnologia é mais eficiente e econômica. Vamos trocar todas as lâmpadas de Lençóis Paulista por LED e, ainda, chegar a 10 mil pontos de luz sem cobrar um centavo dos cidadãos”.