Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Com trabalho de referência, Coordenadoria de Proteção Animal completa cinco anos, ampliando ações em defesa dos animais
15/12/2021 14h05

Veterinários durante procedimento em uma das etapas do Mutirão de Castração neste ano

Criada em janeiro de 2017, durante o primeiro mandato do prefeito Anderson Prado, a Coordenadoria de Proteção Animal que completa cinco anos de implantação no próximo mês, amplia a cada ano o trabalho em prol da causa animal. “É um desafio diário… não tínhamos até então um departamento com uma estrutura montada para atender todas as demandas relacionadas aos cuidados com animais. Estamos consolidando este trabalho com muita determinação e afinco. É um trabalho de referência em nossa região, quando o assunto é a causa animal”, pontua a coordenadora Milena Montanholi Mileski.

Para se ter uma ideia do trabalho desenvolvido pela Coordenadoria, somente neste ano, até esta semana, já foram realizados 1.762 consultas no Centro de Atendimento Veterinário Ana Gabriela Toniolo. Já os procedimentos de castração, entre janeiro e esta segunda, 13, somam 1.393, sendo 500 realizados em machos e 893 em fêmeas.

“Dar atenção a causa animal foi uma promessa de campanha firmana ainda em 2016 e que desde 2017 estamos colocando em prática em Lençóis Paulista. Nós pegamos um projeto tímido de canil municipal e o transformamos em local que é referência na região, criamos o Centro de Atendimento Veterinário, criamos o programa Chip Animal, ampliamos os programas de adoção, ou seja, colocamos esse setor como prioritário nas políticas públicas municipais”, declarou o prefeito Anderson Prado.

Além dos procedimentos realizados no Centro de Atendimento Veterinário, as castrações foram realizadas pela Unidade Móvel, que em 2021 atenderam os tutores dos bairros Santa Terezinha, Carolina e Jardim do Caju, mediante cadastro realizado pelos interessados. A Unidade Móvel encerrou os atendimentos neste ano, mas retoma o procedimento em 2022, após a elaboração do calendário para o próximo ano e que será divulgado oportunamente pela Coordenadoria de Proteção Animal.

O Mutirão de Castração é uma extensão do serviço disponibilizado pela Prefeitura de Lençóis Paulista no Centro de Atendimento Veterinário Ana Gabriela Toniolo, localizado no Jardim Ubirama. O objetivo da ação é promover o controle da população animal no município, o que contribui também para reduzir os casos de abandono e maus-tratos dos animais.

Trabalho integrado

Inaugurado em 2019, o Centro de Atendimento Veterinário desenvolve um trabalho integrado e de referência na área de proteção animal, reunindo as equipes do Centro Municipal, Canil e Gatil e a Unidade Móvel de Castração. O Centro de Atendimento Veterinário disponibiliza consultas veterinárias, exames (leishmaniose) e cirurgias de castração. Os atendimentos veterinários são gratuitos e realizados por ordem de chegada, das 7h30 às 11h30, no centro localizado na Rua Cândido Alvim de Paula, 445, ao lado da Unidade de Saúde do Jardim Ubirama.

Já os procedimentos de castração são agendados pela Coordenadoria de Proteção Animal e realizados no local (Centro de Atendimento Veterinário), no período da tarde, das 13h às 17h. O Canil e Gatil Municipal, que neste ano também receberam obras e melhorias, são utilizados como abrigo de animais errantes doentes, atropelados, prenhes e filhotes. A gestão dos espaços (Centro de Atendimento, Canil, Gatil e Unidade do Castra Móvel) é da Coordenadoria de Proteção Animal, órgão ligado à Secretaria de Saúde.

As Feiras de Adoção, uma das ações implementadas pelo Governo Prado neste segmento, conseguiu viabilizar a adoção de 160 animais em suas edições. Em 2022, as feiras de adoção seguem com novidades, para estimular novas adoções. No mesmo período, entre janeiro e esta semana, a Coordenadoria resgatou 249 animais.

Serviço: Para mais informações, orientações e agendamento de consultas, entre em contato com o Centro de Atendimento Veterinário pelo telefone 3264 8795 (fixo e whatsapp).