Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Saúde reforça equipe de vacinação à noite, na Rua XV de Novembro
09/12/2021 14h11

Saúde reforça equipe de vacinação à noite, na Rua XV de Novembro

Quem ainda não se vacinou ou tem doses em atraso, pode procurar o posto da Rua XV, das 18h às 22h

Diante da grande procura, a Secretaria de Saúde vai reforçar a equipe de vacinação que está atendendo na Rua XV de Novembro, no período noturno. Em três dias de imunização, foram aplicadas mais de 700 doses. O posto de vacinação está montado em frente ao edifício Paccola e funciona de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h. O atendimento é em livre demanda, por ordem de chegada. A vacinação itinerante nos bairros, também no período noturno, que teria início nesta semana, por enquanto está suspensa.

“A procura pela vacina no posto de atendimento noturno da Rua XV tem aumentado gradualmente. A cada dia vacinamos mais. Nós avaliamos que as pessoas se deslocam para o centro da cidade nesta época do ano e vamos concentrar nossos esforços para otimizar o atendimento”, explicou o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

No primeiro dia de vacinação, na segunda-feira 6, foram atendidas 152 pessoas. Deste total, três adolescentes menores de 18 anos e 10 adultos receberam a primeira dose. Oitenta e uma pessoas procuraram o posto para receber a segunda dose, e 58 pessoas receberam a terceira dose (reforço). Na terça-feira 7, foram vacinadas 238 pessoas, sendo 14 com a primeira dose, 61 com a segunda dose e 163 com a terceira dose. Ontem, 8, foram aplicadas 314 vacinas, sendo 16 primeiras doses, 87 segundas doses e 211 terceiras doses. O total é de 704 pessoas imunizadas em três dias, somente no período noturno.

Para se vacinar é preciso apresentar o cartão cidadão e um documento com foto, no caso da primeira dose. No caso da segunda e terceira dose, além dos documentos, é importante apresentar a carteirinha de vacinação contra a Covid-19.

A primeira dose está disponível para adultos acima dos 18 anos e adolescentes entre 12 e 17 anos.

No caso da segunda dose, quem tomou o imunizante da Coronavac/Butantan deve verificar a data da segunda dose na carteirinha. O intervalo da Astrazeneca/Fiocruz foi reduzido para oito semanas. Para saber se você está apto a receber a segunda dose, verifique se já passaram 56 dias da primeira dose. Quem recebeu a primeira dose da Pfizer e tem mais de 18 anos, deve verificar se já passaram 21 dias. Adolescentes entre 12 e 17 anos que receberam a Pfizer devem contar um intervalo de 56 dias.

Quem tomou a vacina da Janssen pode receber a segunda dose após um intervalo de 60 dias. Como não há disponibilidade do imunizante, a orientação do Ministério da Saúde é para que seja utilizada a Pfizer.

Já a dose de reforço (terceira dose) teve o intervalo reduzido de cinco para quatro meses após a segunda dose. Para saber se está apto a receber, verifique a data na carteirinha da segunda dose.

VACINAÇÃO DA RUA XV DE NOVEMBRO, DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 18H ÀS 22H

Documentos necessários: cartão cidadão, documento com foto e carteirinha de vacinação contra a Covid-19 (no caso da 2ª e 3ª dose)

2ª DOSE

CORONAVAC/BUTANTAN - verificar a data na carteirinha

ASTRAZENECA/FIOCRUZ – contar 56 dias após a primeira dose

PFIZER - podem tomar a 2ª dose todas as pessoas com mais de 18 anos que receberam a 1ª dose há 21 dias; para adolescentes entre 12 e 17 anos o intervalo é de 56 dias.

JANSSEN – podem tomar a 2ª dose todas as pessoas com mais de 18 anos que receberam a 1ª dose há mais de 60 dias

3ª DOSE

Para pessoas com mais de 18 anos que receberam a segunda dose há quatro meses; imunossuprimidos, que receberam a segunda dose há pelo menos 28 dias.